Após mais de uma década, MJ reclassifica novela Esmeralda em exibição no SBT

Jonathas Lopes
Jonathas Lopes
Esmeralda é reclassificada pelo Ministério da Justiça (Foto: Divulgação)

Nos últimos dias o SBT trouxe de volta à sua programação um clássico da dramaturgia nacional. Trata-se da versão local de Esmeralda (2004), adaptada de um texto mexicano. Por certo, essa é a terceira reprise do folhetim, sendo a última entre 2014 e 2015.

Além disso, o retorno da trama foi intencional, e parte de uma tentativa de subir os índices de audiência da emissora no início da tarde. Contudo, uma surpresa para o público, e com certeza para o canal, é que dessa vez a novela passou por uma nova avaliação de conteúdo pelo Ministério da Justiça (MJ).

18 anos depois MJ altera classificação indicativa da novela Esmeralda

Assim sendo, a obra que antes era anunciada como livre para todos os públicos, agora contém o selo de 12 anos. Isto é, segundo o MJ, o folhetim apresenta conteúdo inadequado para menores de doze anos.

Assim sendo, como avaliação do produto, a descrição divulgada para a nova classificação é a seguinte: violência, temas sensíveis e drogas lícitas. Entretanto, vale lembrar que desde 2016 a veiculação horária não atua mais, sendo assim, o fato do melodrama ter sido reclassificado não ameaça sua exibição na emissora.

Ainda assim, é um alerta para o público identificar que tipo de conteúdo estão diante na TV. Ou seja, uma forma de antecipar que certos temas figuram como inadequados para algumas faixas etárias.

Apesar disso, é curioso que em 2014, quando a novela foi reprisada pela segunda vez, o conteúdo exibido é o mesmo do atual. No entanto, na época a trama seguiu com o selo de livre para todos públicos até o final.

Sobre a novela

Esmeralda é protagonizada por Bianca Castanho e Cláudio Lins. Por sua vez, o folhetim baseia-se em uma novela homônima produzida pela Televisa em 1997 e também exibida no Brasil pelo SBT.

O enredo acompanha a protagonista que dá título a obra – uma moça ingênua e cega. Ela desconhece seu passado, pois quando nasceu todos pensaram que estava morta e acabou sendo trocada por outro bebê que havia acabado de nascer. Assim, Esmeralda cresce sob os cuidados de Rosário (Manoelita Lustosa) – que é como uma mãe para ela.

No entanto, a chegada do médico José Armando a região vai balançar os sentimentos de Esmeralda. Com o tempo, os dois se apaixonam, porém não imaginam que desde criança seus destinos estão traçados por um grande mal entendido.

Jonathas Lopes

Jonathas Lopes

Amante de teledramaturgia e cinema. Crítico de televisão nas horas vagas, e apaixonado pelo universo Star Wars.

Post Relacionados

Fique conectado!

Assine a nossa newsletter