Após opinião polêmica, J.K. Rowling, autora da saga Harry Potter, é “atacada” pela comunidade LGBT+

Cadu Safner
Cadu Safner
JK Rowling (Divulgação)

A escritora e produtora de cinema britânica JK Rowling (54), reconhecida como autora da saga Harry Potter, expressou sua opinião em uma publicação na internet sobre um artigo compartilhado por uma revista digital americana, fato este que dividiu opiniões e a posicionou entre os primeiros lugares nas tendências das redes sociais.

“Pessoas de gênero não binário menstruam”, diz a nota publicada pela revista digital Devex, o que teria gerado o incômodo de Rowling. “Pessoas que menstruam, tenho certeza de que costumava haver uma palavra para essas pessoas, alguém me ajuda?“, questionou ela.

Críticos apontaram que as visões de Rowling igualavam feminilidade à menstruação – sendo que há muitos homens transsexuais que menstruam, e muitas mulheres trans que não.

A partir dai, internautas atacaram a escritora, insinuando que ela ignorava o assunto.”Passei muitos dos últimos três anos lendo livros, blogs e ensaios científicos sobre pessoas trans e sei exatamente qual é a distinção, nunca suponha que, porque alguém pensa diferente, eles não têm conhecimento“, comentou a consagrada escritora.

Em outra publicação, ela disse: “Se o sexo não é real, não há atração pelo mesmo sexo; se o sexo não é real, a realidade vivida das mulheres em todo o mundo é apagada; conheço e amo pessoas trans, mas apagar o conceito de sexo elimina a capacidade de muitas pessoas de discutir suas vidas de maneiras significativas. Não é ódio, é dizer a verdade.

As publicações dividiram opiniões entre seus leitores, que comentaram: “Aqui, vendo JK Rowling expressar sua transfobia“, “Apoio a comunidade LGBT, mas não entendo por que cancelar JK Rowling por dizer que as mulheres menstruam“, “Como você ousa uma mulher para falar sobre os problemas enfrentados pelas mulheres?“, estiveram entre os comentários dos internautas.

 

Cadu Safner

Cadu Safner

Jornalista e editor-chefe do site Estrela Latina (Metrópoles), repórter com passagens na RedeTV!, Band, AllTV e no portal Terra. Desempenhou funções em editoriais de moda, política, policial e também assina a coluna Holofote, no site Observatório da TV (UOL).

Post Relacionados

Fique conectado!

Assine a nossa newsletter