Após polêmica, TV argentina desiste de reprisar novela estrelada por brasileiro acusado de estupro

Felipe Brandão
Felipe Brandão
Juan Darthés e Ángela Torres, protagonista de Simona (Divulgação/Pol-Ka)
Juan Darthés e Ángela Torres, protagonista de Simona (Divulgação/Pol-Ka)

A polêmica em torno da denúncia de estupro contra o ator brasileiro Juan Darthés segue em alta na mídia argentina. Nos últimos dias, o canal de TV local Volver desistiu de exibir uma reprise da novela Simona, protagonizada em 2018 pelo artista, em virtude da imagem negativa adquirida pelo ator a partir do caso.

Depois que a atração voltou ao ar, diversas mensagens foram publicadas na internet e na imprensa, repudiando sua reexibição. “Juan Darthés volta à televisão como se nada tivesse acontecido. O canal Volver dá uma nova oportunidade à novela protagonizada pelo estuprador. Por dinheiro e audiência vale tudo, até a inclusão de abusadores”, criticou o jornal independente Sudestada, num editorial que foi reproduzido nas redes sociais pela atriz Thelma Fardín, suposta vítima do ator.

O estupro cometido por Darthés contra Fardín teria ocorrido em 2009, durante a turnê de shows da novela infantil argentina Patito Feo (2007-2008) – que, por sinal, possui uma versão brasileira em desenvolvimento pelo SBT. O fato foi levado ao conhecimento da mídia e dos tribunais em 2019, após uma denúncia de Thelma – a qual motivou outras atrizes a relatarem episódios de tentativa de abuso por parte de colegas de elenco, muitas delas envolvendo o próprio Darthés.

Em virtude da repercussão negativa da reapresentação, o canal Volver optou por tirar Simona do ar após a reapresentação de seus capítulos iniciais. O fato foi comemorado pelo coletivo Atrizes Argentinas, um dos maiores apoiadores de Thelma na ocasião de sua denúncia contra Juan Darthés.

“Finalmente foi cancelada a reprise de Simona, graças à repulsa gerada pelo anúncio da volta de Darthés à televisão argentina – a qual se estende a qualquer eufemismo que tente vender conteúdos omitindo que essa pessoa fugiu para o Brasil ao ser denunciado pelo estupro de uma menor, e que há um processo judicial aberto contra ela”, declarou o coletivo em suas redes sociais.

De fato, Juan Darthés deixou Buenos Aires para retornar a São Paulo, sua terra natal, em virtude da repercussão negativa do caso na Argentina. O processo movido por Thelma Fardín contra ele tem julgamento marcado para o dia 30 de novembro.

O ator Juan Darthés (à esquerda) e a atriz Thelma Fardín (à direita)
Felipe Brandão

Felipe Brandão

Felipe Brandão é jornalista diplomado desde 2012 - mas sua paixão pela TV e pelas novelas, especialmente as latinas, começou desde muito cedo em sua vida. Gosta de tudo o que envolve arte, apesar de seu apreço duvidoso pelos filmes de um certo boneco Chucky... Ninguém é perfeito, né?

Post Relacionados

Fique conectado!

Assine a nossa newsletter