Artistas de novelas protestam contra o racismo na televisão mexicana

Jonathas Lopes
Jonathas Lopes
Atores do México protestam contra racismo da TV local. (Foto: Divulgação).

Parece que o mundo não avança neste assunto, mas infelizmente o racismo ainda continua presente em diversos meios, e a televisão cada vez mais limita o trabalho de diversos artistas por preconceito. Esse foi o tema debatido no Forúm de representação: racismo na TV mexicana, o qual contou com a participaçao de atrizes como Fatima Molina (Te Acuerdas de Mí), Michele González (Imperio de Mentiras) e o ator Cuauhtli Jiménez (Te Acuerdas de Mí).

Durante um pouco mais de 1 hora, os três atores, que foram vítimas de preconceito enquanto artistas na televisão, comentaram sobre a discriminação racial que existe na televisão mexicana, e o fato deste tema ter influencidado negativamente em suas carreiras.

A discussão teve inicio com a seguinte afirmação: ” Mais de 80% dos mexicanos são de tom de pele escuro e fenótipo não europeu, ou seja, apenas a minoria deste país são brancos, no entanto, na televisão e na mídia em geral há uma preponderância de tons de pele mais brancos “, alguém comentou.

Michelle González rompe estereotipos con Imperio de mentiras | People en Español
Michelle González como Fernanda em Imperio de Mentiras. (Foto: Divulgação).

 

Embora eu tenha tido oportunidades em projetos muito bons com grandes diretores e com elencos de atores maravilhosos, os personagens que eu interpretei sempre foram muito estereotipados. Sinceramente, o único personagem que eu fiz que estava fora do contexto de um estereótipo foi o de Fernanda em Imperio de Mentiras, então realmente é um despertar muito forte perceber quão poucas oportunidades existem no setor “, disse Michele González.

Na sequência, Cuauhtli reconheceu que desde seu primeiro trabalho como ator, somente agora em Te Acuerdas de Mí ele conseguiu um papel no qual seu personagem possui uma carreira profissional. Já Fátima Molina, que recentemente sofreu com comentários racistas nas redes sociais, os quais a diminuiam como protagonista, revelou que nunca imaginou que poderia fazer na TV um personagem que fugisse de uma empregada ou de alguém que furta.

Jonathas Lopes

Jonathas Lopes

Amante de teledramaturgia e cinema. Crítico de televisão nas horas vagas, e apaixonado pelo universo Star Wars.

Post Relacionados

Fique conectado!

Assine a nossa newsletter