Whatsapp x

Fale com Agente :)

11983495309

Enviar
email x
[email protected]
Confira as 10 novelas estrangeiras mais populares na Turquia
Siga-nos

Publicados

em

Hoje conhecida como a nova ‘fábrica de telenovelas’ e o segundo país que mais tem exportado ficções televisivas no mundo, a Turquia já teve inclusa em sua programação na TV alguns folhetins estrangeiros, os quais obtiveram muito êxito. Separamos uma lista com os 10 títulos mais populares que passaram pelo país. Confira:

1 – GENERATIONS (SOAP OPERA NORTE-AMERICANO)

Pôster promocional de ‘Generations’. (Foto: Reprodução).

O formato soap opera é bem comum nos Estados Unidos e bebe da mesma fonte das telenovelas que consumimos, o romance de folhetim. Muito popular entre os anos 80 e 90 nos EUA, esse gênero originou diversas produções, muitas no ar até hoje na televisão americana. Nesse período o canal NBC lançou ‘Generations‘, produção que permaneceu no ar entre 1989 e 1991 em território americano. O folhetim explorou as relações entre duas famílias de Chicago: os Whitmores e os Marshalls e foi o primeiro a abordar os conflitos de um família afro-americana. Na Turquia, o dramalhão foi exibido com o título de ‘Hayat Ağaci‘ (A árvora da vida, em português).

2 – YO SOY BETTY, LA FEA (TELENOVELA COLOMBIANA)

Pôster promocional de ‘Yo soy Betty, la fea’. (Foto: RCN).

Considerada como uma das melhores telenovelas do mundo, ‘Yo Soy Betty, La Fea‘, obra de Fernando Gaitán (in memoriam) atravessou fronteiras e aterrrissou em território turco. A trama acompanha o drama de Beatriz (Ana María Orozco), uma mulher muito inteligente, porém discriminada por sua aparência, e que em certo momento da história inicia um romance com seu chefe, um homem mulherengo e irresponsável. Exibida em 2005 na Turquia, a novela foi rebatizada de ‘Çirkin Betty‘.

3 – ALCANZAR UNA ESTRELLA (TELENOVELA MEXICANA)

Cartaz promocional de ‘Alcanzar una estrella’. (Foto: Televisa S.A.).

Protagonizada por Eduardo Capetillo e Mariana Garza, essa novela foi exibida com muito sucesso entre o público jovem por meio do canal TRT (canal do governo turco) com o título de ‘Yildizlara Ulaşmak‘. Na trama, um amor impossível é o grande destaque da história. Assim como em Betty, aqui novamente temos uma garota inteligente, porém considerada feia, que se apaixona por um garoto popular e muito atraente. Essa novela já foi exibida no Brasil em duas ocasiões, a primeira em 1992 pelo SBT e mais tarde em 1997 por meio da CNT.

4 – MANUELA (TELENOVELA ARGENTINA)

Manuela, telenovela argentina. (Foto: Reprodução).

Essa novela foi produzida originalmente em 1991 na Argentina e conta a história de duas mulheres, Isabel e Manuela (Grecia Colmenares), as quais apesar de não serem irmãs gêmeas, são muito parecidas. As duas são filhas do mesmo pai, porém desconhecem o parentesco. Isabel foi fruto de uma paixão proibida e acabou sendo abandonada pelos pais e adotada por outra família, enquanto Manuela cresceu em um povoado chamado Cañada Seca. Em determinado momento da trama as duas se descobrem apaixonadas pelo mesmo homem, Fernando (Jorge Martínez). Após a morte misteriosa de Isabel, sua irmã Manuela se aproxima de Fernando, porém precisa lidar com muitos obstáculos, como a presença de Isabel, a qual ainda pode ser sentida.

5 – MARIA LA DEL BARRIO (TELENOVELA MEXICANA)

Thalía como ‘Maria la del barrio’. (Foto: Televisa S.A.).

Com essa novela o rosto de Thalía debutou na Turquia. A trama, já muito popular no Brasil, conta a história de Maria, uma jovem de 15 anos, que após perder a madrinha, é acolhida por um empresário e transportada para um mundo recheado de luxo, mas também com muitas intrigas, sobretudo a presença da sobrinha do milionário, Soraya Montenegro (Itatí Cantoral), uma das personagens mais lembradas até hoje pelo público turco. A dubladora Birtanem Coşkun Candaner ficou muito famosa por emprestar sua voz para a personagem título da trama. Além de Thalía, a dubladora turca também é conhecida por dar voz às atrizes Kate Winslet em Titanic, Courteney Cox em Scream, Rose Leslie em Game of Thrones, dentre outras.

6 – THE BOLD AND THE BEAUTIFUL (SOAP OPERA NORTE-AMERICANO)

Pôster promocional de ‘The bold and the beautiful’. (Foto: Reprodução).

Intitulada de ‘Cesur ve Güzel‘ na Turquia, essa é mais uma produção norte-americana que conquistou um grande público, sendo exibida em diversos canais do país. O folhetim estreou em território americano em 23 de março de 1987 e segue no ar até hoje, já acumulando cerca de 8.000 capítulos. Em território turco o drama ficou no ar entre 1988 e 2009. No Brasil, foi exibida em duas ocasiões, entre 1991 e 1992 com o título de ‘Paixão e Ódio’ pela extinta Rede Manchete e em 1999 pela Rede Bandeirantes, agora sob o título de ‘Belas e Intrépidas’.

7 – THE YOUNG AND THE RESTLESS (SOAP OPERA NORTE-AMERICANO)

The young and the restless. (Foto: Reprodução).

Com o título de ‘Yalan Rüzgari‘, o drama americano estreou na Turquia em 1990, permanecendo no ar até 1998. Nos Estados Unidos segue no ar desde 1973, acumulando 43 temporadas e cerca de 12.000 capítulos. O foco da narrativa são os conflitos entre as famílias Brooks e Foster, moradores da fictícia Genoa City.

8 – MUÑECA BRAVA (TELENOVELA ARGENTINA)

Cartaz promocional de ‘Muñeca Brava’. (Foto: Reprodução).

Com uma trama clássica e recheada de reviravoltas, ‘Vahşi Güzel‘, como ficou conhecida por lá, se tornou rapidamente um grande sucesso na Turquia. A novela foi exibida por uma das maiores emissoras do país, o Kanal D, entre 2001 e 2002. A trama acompanha a jovem ‘Mili’ (Milagros) – Natalia Oreiro, a qual foi abandonada pelos pais e criada em um orfanato. Em determinado momento da trama, Mili consegue emprego como empregada doméstica na mansão de uma família muito rica, Porém o que a garota não imagina é que nessa casa descobrirá sua origem e também encontrará o verdadeiro amor. Anos mais tarde a trama ganhou uma versão no México intitulada de ‘Al Diablo Con Los Guapos’, ainda não exibida no Brasil.

9 – MARIMAR (TELENOVELA MEXICANA)

Marimar. (Foto: Televisa S.A.).

O sucesso de ‘Maria la del barrio‘ em território turco trouxe outro grande sucesso da Thalía, Marimar. A novela acompanha uma jovem humilde que mora com seus avós em uma choupana próxima do mar e que tem um cachorro que os pensamentos podem ser ouvidos, chamado Pulguento. A vida da garota muda quando ela conhece Sérgio (Eduardo Capetillo), um homem que se aproveita da inocência dela e promete protegê-la por meio de um casamento de aparências, o qual tem apenas uma única finalidade: provocar a família do rapaz. Entre os detalhes mais lembrados pelos turcos estão os cabelos bagunçados de Marimar e o casaco amarelo usado por Sérgio.

10 – ROSALINDA (TELENOVELA MEXICANA)

Rosalinda. (Foto: SBT).

A popularidade de Thalía entre os turcos foi tanta, que anos mais tarde chegou outra novela sua, Rosalinda. A narrativa acompanha a personagem título, uma mulher muito bonita, que diferente das outras novelas protagonizadas pela cantora não anda suja e mal vestida. Rosalinda é uma florista que tem sua vida completamente transformada quando conhece Fernando José (Fernando Carrillo), um homem rico que se apaixona por ela. O romance entre os dois despertará o ódio de Valéria (Lupita Ferrer), madrasta do protagonista.

Deixem recomendações nos comentários, até breve!

OUÇA O NOSSO PROGRAMA

Postagens Recentes