Whatsapp x

Fale com Agente :)

11983495309

Enviar
email x
[email protected]
Como funcionam os beijos em novelas turcas?, confira!
Siga-nos

Publicados

em

Sucessos internacionais, as séries turcas, exibidas na América Latina no formato de telenovela, assumem atualmente a segunda posição no que diz respeito às ficções televisivas mais vendidas no mundo, de acordo com o jornal espanhol El País.

Recentemente, durante uma entrevista no programa Roda Vida da TV Cultura, a autora e escritora de telenovelas Maria Adelaide Amaral usou os folhetins turcos como exemplos de novelas ‘sem beijo’. A conversa veio à tona quando os presentes começaram a discutir sobre os efeitos da pandemia no setor da dramaturgia.

Reyyan e Miran se beijam em cena da novela turca Hercai. (Foto: Reprodução/ATV).

O assunto é curioso e chama atenção, porém fica o questionamento: realmente essas produções não possuem beijo algum? A Turquia, assimo como em outros países, possui um orgão responsável por fiscalizar o conteúdo que vai ao ar na Televisão e na Rádio. No dito país, quem tem essa função é o RTÜK (Radyo ve Televizyon Ust Kurulu).

Dentre as medidas restritivas na televisão aberta na Turquia, a questão dos beijos é uma delas, porém não são proibidos. Novela turca pode ter beijo, porém estes não devem ter ‘caráter erótico’, conforme aponta a legislação do orgão de censura.

Kerem e Ayşe se beijam em cena de Afili Aşk. (Foto: Reprodução/Kanal D).

CANAIS PRIVADOS X CANAIS DO GOVERNO

Com mais de 15 títulos lançados por ano, a Turquia se tornou uma verdadeira fábrica de telenovelas. Dentre as principais emissoras de televisão aberta que atuam no país, se destacam os canais pertencentes à grupos privados como o Kanal D, a Fox TV, a ATV, dentre outros. Esses canais possuem uma abertura maior quando o assunto é beijo romântico.

Em contrapartida, os canais pertencentes ao governo turco, como o Kanal 7 e os pertencentes ao grupo TRT possuem regras mais restristas e, nesse caso, beijos não são permitidos. Cientes disso, os escritores se concentram mais em demonstrar a química do casal protagonista por meio de gestos e olhares, como é o caso de folhetins como Yemin (2019-atual) ou Elimi Birakma (2018-2019).

BEIJOS QUE CAUSARAM POLÊMICA NA TURQUIA

Apesar dos beijos não serem proibidos, há certos limites a serem seguidos para que esse tipo de conteúdo vá ao ar e um deles é, não ‘erotizá-los’. Geralmente isso é feito por meio de movimentos de câmeras ou uso de planos mais abertos.

Todavia, vez ou outra, alguma emissora desobedece essas regras e exibe um beijão daqueles sem nenhuma censura. Há ainda casos do canal disponibilizar a cena na íntegra apenas na internet para que os telespectadores possam conferir tudo sem cortes.

Defne e Ömer fazem amor em cena de Kiralik Aşk (2015-2017). (Foto: Reprodução/Star TV).

Um dos casos mais lembrados é o de Kara Para Aşk (2014-2015), onde alguns telespectadores turcos mais conservadores enviaram mensagens ao RTÜK acusando a trama de exibir dois personagens chupando os lábios um do outro (assim foi descrito por um dos telespectadores). O beijo foi exibido no episódio 13 original e envolveu os protagonistas do folhetim. Na época, a emissora ATV teve que pagar uma multa a fim de manter o produto no ar. Contudo, o canal não desanimou e muitos beijos, até mais sensuais, foram ao ar durante a trama.

Ömer e Elif se beijam em cena de Kara Para Aşk. (Foto: Reprodução/ATV).

Em 2017, a emissora Star TV teve uma estratégia diferente para agradar seu público. No episódio 7 de Dolunay, trama protagonizada por Can Yaman e Özge Gürel, os personagens principais protagonizavam o primeiro beijo de amor. Quando a cena foi ao ar na TV, a cena foi editada, porém disponibilizada logo depois na íntegra nas redes sociais.

O primeiro beijo de Can Yaman e Özge Gürel em Dolunay foi disponilizado na íntegra nas redes sociais. (Foto: Reprodução/Star TV).

Em meio a essas questões, muitas emissoras na Turquia se previnem ante à denúncia dos próprios telespectadores, e editam as cenas de beijo com o intuito de não gerar multa.

OUÇA O NOSSO PROGRAMA

Postagens Recentes