A verdade por trás do episódio “proibido” de Chaves

Jonathas Lopes
Jonathas Lopes
Chaves teve episódio proibido no México (Foto: Divulgação)

O seriado mexicano Chaves é um marco na América Latina. Isto é, o produto conquistou milhares de fãs e mesmo após mais de 30 anos ainda contagia um novo público. Assim, vez ou outra surge alguma curiosidade sobre o seriado.

Nesse sentido, um momento muito comentado do programa é o casamento entre os personagens Seu Madruga (Ramón Valdés) e Dona Clotilde (Angelines Fernández). Entretanto, muitos talvez fiquem surpresos com isso dado o relacionamento de ambos os personagens ao longo da trama.

Ainda assim, esse emblemático casamento acabou caindo na internet e logo descobriu-se que faz parte de um episódio proibido no México. Ademais, esse capítulo da série nunca esteve no ar na TV e nem tem dublagem oficial no Brasil.

Qual o mistério por trás do casamento de Seu Madruga e Dona Clotilde em Chaves?

Acontece que esse episódio exibiu-se originalmente em 1981 dentro de outro programa de Chespirito (Roberto Bolaños, criador da série). Apesar de curioso, tudo não se passa de um sonho do próprio protagonista – o Chaves.

Nesse episódio, uma série de confusões na vizinhança levam todos a acreditar que Seu Madruga e Dona Florinda vão casar. Dessa forma, Chiquinha (María Antonieta de las Nieves) logo fica triste e diz ao Chaves (Bolaños) que não suportaria ter “A Bruxa do 71” como madrasta e vai fugir de casa. Em seguida, Chaves imagina como seria o casamento dos personagens.

Mas por que proibido no México?

De fato, mesmo sendo um sonho, a cena teria causado repulsa em alguns religiosos do país, por isso o capítulo acabou sumindo.

Essa repulsa seria em função do padre a efetivar a união dos dois ser o personagem do Professor Girafales (Rubén Aguirre), enquanto Nhonho (Édgar Vivar) seria seu ajudante. Dessa forma, a cena teve que responder acusações de insulto à instituição religiosa.

Após isso, a Televisa teria sido proibida de reprisar o episódio em qualquer ocasião. Por isso, esse momento da série acabou sendo perdido e nunca chegou nem a ser exibido aqui no Brasil.

Contudo, segundo alguns fãs da série esse episódio é um releitura do capitulo exibido em 1976 intitulado “O Terno do Tio Jacinto”. Porém, nesse não há a cena na qual Chaves tem um sonho do casamento.

Confira a cena:

Jonathas Lopes

Jonathas Lopes

Amante de teledramaturgia e cinema. Crítico de televisão nas horas vagas, e apaixonado pelo universo Star Wars.

Post Relacionados

Fique conectado!

Assine a nossa newsletter