Whatsapp x

Fale com Agente :)

11983495309

Enviar
email x
[email protected]
Crítica Final - 'Te Doy la Vida': A vitória do melodrama - Estrela Latina
Siga-nos

Publicados

em

Após quase quatro meses no ar chegou ao fim neste último domingo (12/07), a telenovela mexicana Te Doy la Vida, trama protagonizada por Eva Cedeño e José Ron, a qual ocupou o horário das 18h30 no México pelo canal Las Estrellas.

A produção a cargo de Lucero Suárez se consagrou como um grande sucesso, atingindo em seu desfecho a marca de 5,1 milhões de telespectadores. A trama é um remake da versão chilena de mesmo título exibida em 2016 pelo canal Mega em 158 capítulos.

Logo oficial de Te Doy la Vida. (Foto: Reprodução/Televisa S.A.).

A HISTÓRIA

A trama narra o drama de Elena (Eva Cedeño) e Ernesto (Jorge Salinas), pais adotivos de Nicolás (Leonardo Herrera), um garoto de 6 anos que sofre de leucemia. Nicolás necessita de um transplante de medula, porém seus pais adotivos não são compatíveis, sendo assim Elena e Ernesto partem em busca de encontrar os pais biológicos do garoto. Essa busca os leva até Pedro (José Ron), um mecânico e pai biológico do garoto, o qual incialmente nega a paternidade. Todavia, após se comover com o drama de Nicolás, o mecânico decide fazer o exame de DNA, comprovando a paternidade. Desde então, um forte laço se forma entre ele e Nicolás, uma união forte o suficiente, comprovando que os laços de sangue não apenas falam mais alto, como podem ser responsáveis por devolver a vida.

Vou resumir os principais acontecimentos da telenovela separando em arcos principais e secundários, pois dessa forma fica mais fácil visualizar a trama.

ARCOS PRINCIPAIS DE TE DOY LA VIDA

1 – A DOENÇA DE NICO

Após descobrirem que Nico padece de Leucemia e que o mesmo precisa de um transplante de medula, Elena e Ernesto – os pais adotivos -, partem em busca dos pais biológicos do garoto, uma vez que eles não são doadores compatíveis. Toda essa procura os leva até Pedro, um mecânico que trabalha numa oficina chamada ‘Nelson Turbina’. A princípio, Pedro se nega a aceitar que tem um filho, porém depois muda de ideia e decide ajudar o garoto e a família.

Nico sofre de leucemia. (Foto: Reprodução/Televisa S.A).

Com a comprovação do exame de DNA, Pedro realiza a doação e Nico se recupera, porém não pode se aproximar dele e nem revelar que é seu pai biológico, dado que a criança já possui uma família. Esse é um dos arcos mais dramáticos da trama, pois Nico é uma criança de apenas 6 anos, e tendo uma doença tão agressiva, necessita de cuidado e muito amor.

Tudo o que pode gerar estresse ao garoto deve ser evitado. Para prevenir esse tipo de problema ele é levado regulamente a uma psicóloga infantil, papel de Sachi Tamashiro (a qual curiosamente some do folhetim nos momentos que o garoto mais precisa de orientação!).

2 – A OBSESSÃO DE ERNESTO

Temos aqui o arco mais importante e o responsável por movimentar TODA a novela. Após todo o processo do transplante de medula, Nico e Pedro se tornam grandes amigos, tal fato desata os ciúmes de Ernesto, uma vez que ele se sente inseguro por não ser o pai biológico do garoto, dessa forma, teme que Nico o esqueça e passe a gostar mais de Pedro.

Jorge Salinas e Eva Cedeño em cena de Te Doy la VIda. (Foto: Divulgação/Televisa S.A.).

Porém esse não é o único incômodo, pois resulta que Elena, sua esposa, também se torna muito amiga do mecânico. A essa altura todo mundo já sabe que Elena e Pedro vão desenvolver uma relação a qualquer momento, porém é Ernesto o primeiro a imaginar algo que nem mesmo existia (exemplo de como ser hater de um shipper que ainda nem existe!).

Com a insegurança em alta, Ernesto aproveita uma viagem de negócios para Atlanta e convida Elena e Nico. A intenção do empresário é afastar os dois de Pedro e não retornar mais ao México, porém Nico tem um médico particular e precisa voltar para suas consultas de rotina. O plano vai por água a baixo!

Eva Cedeño e Leonardo Herrera em cena de Te Doy la Vida. (Foto: Reprodução/Televisa S.A.).

A partir de então, o jogo sujo (o circo) começa. Ernesto droga Elena com um remédio usado em cavalos (!); se aproveita da fragilidade da esposa para obrigá-la a fazer sexo com ele (sem sucesso!) – a essa altura Elena já está apaixonada por Pedro -; trama para o pai de Elena ser acusado de roubo; acusa Pedro e Elena de sequestrarem Nico, em diferentes ocasiões, dentre outras coisas.

3 –  O ROMANCE PROIBIDO ENTRE ELENA E PEDRO

Mesmo Elena estando casada com Ernesto, e aparentemente muito feliz, Pedro acaba se apaixonando por ela logo que a conhece, porém é um amor proibido. Com a convivência (que não é muita) Elena também se apaixona por ele. Todavia, Pedro está de casamento marcado com Gina (Danny Perea), filha de seu patrão. Esse relacionamento não dura muito, já que Pedro (inspirado nos personagens de Clarice Lispector), antes do ‘sim’ no dia do casamento, descobre não amar sua noiva (como uma epifania) e por isso a abandona na igreja.

Te doy la Vida Capítulo 20 | Telenovelafan.com

Gina é abandonada no altar por Pedro. (Foto: Divulgação/Televisa S.A.).

Ainda que tenha rompido sua relação com Gina, o amor verdadeiro de Pedro ainda é proibido, pois Elena segue casada com outro homem. No entanto, após Ernesto se entregar de vez ao lado negro da força, Elena decide se divorciar do lorde maligno (mode on star wars fan), todavia ele não facilita a situação e fotografa ela com Pedro na cama. Com a prova que Elena o traiu, Ernesto a ameaça com a possibilidade de impedi-la de se aproximar de Nico.

Resumen Capítulo 45: Ernesto graba a Elena y a Pedro en la cama ...

Ernesto flagra Elena e Pedro na cama. (Foto: Divulgação/Televisa S.A.).

O grande problema desse arco é a construção do relacionamento entre os protagonistas. Pedro se apaixona muito rápido por Elena, e convenhamos, isso funcionaria se o casal tivesse uma grande química, o que não é o caso aqui. O resultado disso tudo: o casal principal não empolgou e foi ‘engolido’ pelos romances secundários.

Elena e Pedro. (Foto: Reproduçao/Televisa S.A.).

4 – A GRAVIDEZ DE GINA

O arco mais preguiçoso do enredo. Tudo que aconteceu aqui foi praticamente ctrlc + ctrlv da versão chilena. Originalmente a ideia já é super ultrapassada e, a forma como foi conduzida, deixou tudo mais chato. Vamos aos acontecimentos: Após ser abandonada no altar, Gina vai a procura de Elena, pois acredita que Pedro a deixou para estar com ela. Chegando lá ela rompe o vidro do carro de Elena, grita, insulta e vai embora (emocionei -n).

Te Doy La Vida Capítulo 21 | Te Doy La Vida | Novelas Te Doy La ...

Cena de Te Doy la Vida. (Foto: Divulgação/Televisa S.A.).

Depois do barraco, se embriaga e dorme com o melhor amigo de seu ex-noivo, Agustín (Ricardo Margaleff). Semanas depois, descobre que está gravida dele e decide usar isso a seu favor. Gina revela a Pedro que o bebê que espera é dele. A situação deixa Pedro desconcertado, porém ele promete cuidar da criança, mas deixa claro que não voltará com Gina.

Te Doy La Vida | Gina tiene planeado engañar a Pedro al decirle ...

Gina revela que o seu bebê é de Pedro. (Foto: Divulgação/Televisa S.A.).

Enquanto isso, Ernesto tem as fotos que comprovam a infidelidade de Elena e ameaça Pedro. O empresário alega que se Pedro não se afastar de sua esposa, ele vai levar Nico embora e impedir Elena de vê-lo. Somado a isso, Ernesto também obriga Pedro a casar com Gina e nunca mais se aproximar de sua família. Sob às ameaças de Ernesto, o mecânico termina com Elena e diz que tudo entre eles foi um capricho e vai embora. Por que tudo isso é ridículo? Pedro sempre foi um personagem muito inteligente, logo, poderia ter contado tudo à Elena, e os dois estando juntos, poderiam enganar o vilão. Mas aqui os mocinhos não podem ser mais espertos que o vilão – pelo menos, não ainda! Isso é patético!

Pedro e Gina se casam. (Foto: Divulgação/Televisa S.A.).

Esse argumento é tão fraco e preguiçoso, que mais a frente é a própria mãe de Pedro que revela toda a verdade à Elena, e ao fim de tudo, nada muda, ou seja, a ameaça aqui não era tão grande como os roteiristas quiseram vender.

5 – O SEGREDO DE ERNESTO

Um grande vilão precisa de um grande segredo, e Ernesto (quer dizer, Miguel) tinha. O marido de Elena resultou ser um grande oportunista, o qual se aproveitou da fraqueza de sua ex-patroa e a drogou, fazendo todos acreditarem numa provável loucura. Ao mesmo tempo, roubou a identidade do único filho dela, Ernesto, dado que o mesmo foi embora para o Canadá e, desde então, nunca mais voltou. Ao final de toda a armação, o caseiro Miguel Hernández se converteu em Ernesto Rioja, um poderoso empresário.

Te Doy La Vida | Ernesto recuerda el día en que robó la identidad ...

O segredo de Ernesto. (Foto: Divulgação/Televisa S.A.).

Mas qual a motivação do vilão? Então, o mesmo era um pobre empregado e sempre foi tratado com desdém por sua patroa. Porém o argumento dos roteiristas deixa claro que Miguel sempre foi ruim. Já sendo uma má pessoa, não seria difícil cometer tal crime.

Internada numa casa de repouso, Dona Isabel (Luz María Aguílar) sempre tem pesadelos com Miguel, o chamando de outro e alegando ter saudades de seu filho. Todavia, todos, com exceção da noviça Inés (Rocío de Santiago), acreditam ser decorrência de sua loucura. Convicta da lucidez de Isabel, a noviça começa a investigar, e para isso, conta com o apoio do comandante Robles (Arturo Carmona), neto de um dos pacientes do local.

6 – NICOLÁS DESCOBRE A VERDADE

Depois de muitas ameaças à Elena, Ernesto confessa a Nicolás que Pedro é seu verdadeiro pai. O vilão aproveita para envenenar o garoto contra Pedro e Elena, acusando os de ser amantes. A princípio, Nicolás rejeita Pedro e Elena, porém com o tempo, se adapta à sua nova realidade, ainda que não aprove a relação de sua mãe com o seu pai biológico.

Cena de Te Doy la Vida. (Foto: Reprodução/Televisa S.A.).

7 – A PRISÃO DE ELENA E O DESAPARECIMENTO DE NICO

Já na reta final, Elena decide ceder aos caprichos de Ernesto. Todavia, tudo é um plano para ganhar tempo e enganar o vilão. Com a confiança de Ernesto reconquistada, Elena decide fugir com Nico, porém precisa da assinatura de Ernesto para tirar o garoto do país. A saída é falsificar a assinatura do empresário. No entanto, uma noite antes da viagem Ernesto descobre tudo e aciona à polícia.

Elena é presa. (Foto: Reproduçao/Televisa S.A.).

Na manhã seguinte, Elena é presa em flagrante tentando fugir com Nico. Com provas contundentes, a fiança para libertá-la é descartada. Elena vai parar em um presídio feminino. Fazendo jus aos clichês do gênero (para não chamar o roteiro de preguiçoso mais uma vez), na prisão, Elena desafia uma presa durona e as duas terminam aos tapas. Elena acaba indo parar na solitária (seja bem-vinda Maria do Bairro, risos).

Elena briga na prisão. (Foto: Divulgação/Televisa S.A.).

Elena é colocada na solitária. (Foto: Reproduçao/Televisa S.A.).

Com a mãe na prisão, e após descobrir o relacionamento de seu ‘pai’ com sua tia, Nico resolve fugir e ficar com Pedro, porém o garoto acaba se perdendo e vira menino de rua. O desaparecimento de Nicolás movimenta todos os núcleos do folhetim e voltamos para o ponto inicial: Nico padece de leucemia. O garoto passa dois dias sem tomar seus medicamentos e, quando encontrado, está muito debilitado e é levado com urgência ao hospital.

Cena de Te Doy la Vida. (Foto: Reproduçao/Televisa S.A.).

ARCOS SECUNDÁRIOS (UM RESUMO)

Para não me estender muito, vou resumir os arcos secundários. O pai de Pedro, um mecânico chamado Domingo (Óscar Bonfiglio), é diabético, porém é negligente e não obedece a dieta recomendada pelo médico. Devido à sua teimosia o mesmo acaba falecendo, porém antes descobre que Gina enganou Pedro com a gravidez. No núcleo da família de Elena, seu pai e também parceiro de Ernesto – Horacio (Omar Fierro) – termina a relação com a mãe de suas filhas para se unir à sua amante, sua secretária Mónica (Gloria Sierra).

Cena de Te Doy la Vida. (Foto: Divulgação/Televisa S.A.).

Andréa (Erika Buenfil), mãe de Elena, não aceita o divórcio e tenta de todas as formas recuperar seu marido, sem sucesso. Após aceitar que Horacio se apaixonou por outra pessoa (numa sequência maravilhosa, que prova a grande atriz que é Erika), Andrea passa a se encontrar Nelson (César Évora), pai de Gina e dono da oficina onde Pedro trabalha.

A oficina Nelson Turbina ganha um concurco. (Foto: Divulgação/Televisa S.A.).

Na oficina de Nelson, trabalha Rosa (Dayern Chávez), sua secretaria. Ela é apaixonada por Samuel (Ramsés Alemán), irmão de Pedro. Porém, Rosa esconde um segredo: ela é casada com Modesto (Miguel Ángel Biaggio), um traficante de drogas, e vive em um relacionamento extremamente abusivo. Na metade da trama, Rosa consegue provas contra Modesto e o denuncia.

Com seu ex-esposo preso, Rosa pode se envolver com Samuel, no entanto, agora ele está apaixonado por Gabriela (Ara Saldívar), irmã de Elena. O romance entre Samuel e Gabriela é um dos grandes destaques da novela, e roubou toda atenção do público junto com outro romance secundário que nasceu já no último mês do folhetim – o comandante e a noviça.

Samuel e Gabriela se beijam. (Foto: Divulgação/Televisa S.A.).

A noviça e o comandante. (Foto: Reprodução/Televisa S.A.).

Eduardo, também conhecido como comandante Robles se apaixona pela noviça Inés, a qual também sente borboletas no estômago quando está perto do policial. Após deixar o posto de noviça, devido descumprir às ordens da madre superiora e seguir investigando o fake Ernesto, Inés passa a viver com o avô de Eduardo. A medida que a investigação avança, Inés e Eduardo se apaixonam. Aqui temos um argumento mais sólido: Inés precisa decidir entre a vida religiosa ou se entregar a um amor, o qual iniciou proibido. Gina revela a Pedro a verdade sobre sua gravidez e Agustín descobre que é o verdadeiro pai da criança.

O FINAL DA TRAMA

Ainda no hospital, Nico rejeita Ernesto e revela querer ficar com Pedro e Elena. Mais tarde, o garoto recebe a visita de uma representante do DIF (o equivalente no México ao Conselho Tutelar aqui no Brasil), a qual decreta que o garoto não poderá ficar a cargo de nenhum dos pais adotivos e será responsabilidade do estado até o juiz decretar sentença. Elena consegue sair do presídio sob fiança, porém fica devastada ao saber que Nico será enviado à Casa Hogar, uma espécie de orfanato.

Ernesto e Irene traem Elena. (Foto: Reproduçao/Televisa S.A.).

Enquanto isso há uma passagem de tempo, na qual é mostrado algumas cenas de Ernesto e Elena brigando pela guarda de Nico. O juiz concede a tutela de Nico para Horacio, pai de Elena. O comandante Robles consegue provas suficientes para prender Ernesto por tentativa de homicídio e falsidade ideológica. Dona Isabel se recupera e revela a verdade sobre Miguel, todavia fica abalada ao descobrir que seu filho, o verdadeiro Ernesto morreu em 1993.

Cena de Te Doy La Vida. (Foto: Reprodução/Televisa S.A.).

Cena de Te Doy la Vida. (Foto: Reproduçao/Televisa S.A.).

Não adianta fazer biquinho, você é mau. (Foto: Reproduçao/Televisa S.A.).

Gina rouba todo o dinheiro de seu pai e foge para o exterior com um farmacêutico que estava saindo, deixando para trás sua filha, a pequena Maria. Irene (Camila Selser) diz à Andrea que nunca deixará de amar Ernesto e notifica o vilão sobre sua busca pela polícia. Tanto o casamento de Elena quanto a guarda de Nico por Ernesto acabam por seu anulados devido à comprovação da falsa identidade assumida pelo vilão.

Andrea descobre a relação entre Ernesto e Irene. (Foto: Reproduçao/Televisa S.A.).

Cena de Te Doy la Vida. (Foto: Reproduçao/Televisa S.A.).

Ernesto consegue fugir com a ajuda de Irene, a qual é enganada e presa pelo vilão. Elena diz à Nico que Ernesto foi embora para o Canadá e que o garoto deve lembrar apenas das lembranças boas que vivenciou com ele. No meio de sua fuga, Ernesto tem problema com seu carro e acaba perdido no meio do nada, sendo socorrido mais tarde por moradores próximos.

Ernesto e Irene fogem. (Foto: Reprodução/Televisa S.A.).

Ernesto fica perdido no meio do nada. (Foto: Reprodução/Televisa S.A.)

No exterior, Gina é roubada por seu amante e acaba lavando pratos em um restaurante. Agustín e Rosa iniciam um relacionamento. Irene fica alguns dias presa, porém logo é libertada e decide se mudar para Chiapas. Andrea começa a trabalhar no ateliê de Elena. Gabriela e Samuel se reconciliam, e ele recebe um prêmio muito importante na universidade.

Gabriela e Samuel terminam juntos. (Foto: Reproduçao/Televisa S.A.).

O fake Ernesto é condenado à quarenta anos e um dia por todos os seus crimes. Nico fica completamente curado da leucemia. Inés abandona a vocação religiosa e se compromete com Eduardo. Na Itália, Pedro ganha um importante concurso por seu trabalho como mecânico e Elena confessa a ele que está gravida.

Inés renuncia a vida religiosa para ficar com Eduardo. (Foto: Reproduçao/Televisa S.A.).

Ernesto é condenado a 40 anos de prisão e 1 dia. (Foto: Reproduçao/Televisa S.A.).

Cena final de Te Doy la Vida. (Foto: Reproduçao/Televisa S.A.).

MAS VALE A PENA?

Reciclando elementos clássicos, Te Doy la Vida se converteu em um grande respiro na programação do Las Estrellas. A trama, apesar de simples, é atrativa e possui um ritmo bem natural, sem apelar para a famosa ‘barriga’. O problema aqui, foi a preguiça dos roteiristas em criar soluções mais sólidas para determinadas situações.

Aulas de como segurar um bebê com Gina -n. (Foto: Reproduçao/Televisa S.A.).

Além das já citadas burrices temporárias dos protagonistas, tudo era conveniente demais para que os vilões se dessem bem. Qual o problema disso? Na verdade, eles não poderiam solucionar tudo logo, isso é fato!, porém a forma como tudo é desenvolvido é extremamente pobre.

Elena e Ernesto discutem. (Foto: Divulgação/Televisa S.A.).

É subestimar a inteligência do público colocar Elena, em pleno 2020, com um celular sem senha, o qual era usado constantemente por Ernesto para vigiar a esposa. Todos os personagens da novela tinham senha no celular, menos Elena, é isso mesmo roteiristas? A falta de criatividade já ficava explícita no título da trama, o qual foi o mesmo da versão chilena.

Mesmo com poucos capítulos e uma narrativa linear, algumas coisas ainda ficaram em aberto, como o processo de auditoria levantado por Horacio; o fato de Jimmy (Maurício Abularach) ter ficado isento dos crimes que cometeu como cúmplice de Ernesto e o pai de Eduardo, que sumiu nas últimas semanas do folhetim e ninguém sabe o que houve com ele.

Gina termina lavando pratos em um restaurante. (Foto: Reproduçao/Televisa S.A.).

Mas vamos dar um desconto, né? Afinal, os roteiristas precisaram modificar várias situações na reta final devido à pandemia. Todavia, mesmo com alguns deslizes, Te Doy la Vida cumpriu a promessa e se tornou a telenovela mais vista da programação do canal mexicano. Ainda continua sendo um luxinho; no diminutivo mesmo!

Tá de deboche é?(Foto: Reproduçao/Televisa S.A.).

 A DIREÇÃO E EDIÇÃO DE CENAS

Sob a cargo de Sergio Caño e Rubén Nelhiño, a direção do folhetim foi extremamente simples e harmoniosa, apesar de alguns exageros. Porém os diretores conseguiram alinhar todo o elenco e mantiveram uma essência dramática desde o início. Ponto positivo para a sequência da fuga de Ernesto e Irene. As cenas foram feitas com o uso de drones.

Ponto negativo para a edição de cenas. Até a metade da novela o público parecia estar diante de uma edição feita para DVD. Os personagens transitavam da noite para o dia simplesmente do nada. Ao menos corrigiram isso no último mês.

A PRODUÇÃO

Lucero Suárez se tornou a queridinha atual da Televisa. Suas últimas produções, sem exceção, foram grandes sucessos. Rebaixada em outros tempos, agora é um dos grandes nomes quando o sinônimo é audiência.

Os cenários minúsculos. (Foto: Reprodução/Televisa S.A.).

Apesar dos bons números, a produção de Lucero não apresenta grandes mudanças em relação a trabalhos anteriores. Uma iluminação deficiente, os cenários triviais e pequenos ainda são recorrentes. Ainda vale ressaltar a linda canção de abertura, interpretada por Leonel García.

E O ELENCO?

Já vou começar pontuando que o grande destaque foi Jorge Salinas. O ator entregou um vilão à altura e sim, ele foi o responsável por movimentar toda a história. Salinas foi de um ponto a outro com Ernesto, até porque o vilão não era apenas um psicopata, afinal, ele realmente gostava de Nicolás, esse talvez o único amor sincero do personagem.

Jorge Salinas como Ernesto em Te Doy la Vida. (Foto: Divulgação/Televisa S.A.).

Entretanto, os protagonistas também estiveram muito bem, principalmente Eva Cedeño, a qual fez seu debut como protagonista. Elena não era uma mocinha de novela rosa, apesar dos escritores acreditarem que sim. A sua personagem era forte e inteligente e a atriz soube conduzir bem isso.

Eva Cedeño como Elena em Te Doy la VIda. (Foto: Reprodução/Televisa S.A.).

Ao final de tudo, Eva teve mais peso que Ron, o que não diz respeito totalmente à interpretação deste último, o qual também fez uma performance boa, porém os embates entre a mocinha e o vilão foram os grandes destaques. Falando de José Ron, o ator precisa de férias, pois está fazendo o mesmo papel desde Enamorando-me de Ramón (2017), só mudou de profissão em Ringo (2019).

Cena de Te Doy la Vida. (Foto: Reproduçao/Televisa S.A.).

O pequeno Leonardo Herrera é uma graça e totalmente disciplinado. Espero vê-lo em mais produções.

Leonardo Herrera em cena de Te Doy la Vida. (Foto: Divulgação/Televisa S.A.).

No campo veterano, os destaques ficam por conta das excelentes Nuria Bages e Erika Buenfil e o dos senhores Cesár Evora, Omar Fierro e Óscar Bonfiglio. Ainda vale mencionar as interpretações de Ara Saldivar, Ramsés Alemán, Ricardo Kleinbaum, Dayern Cháves, Mauricio Abularach. Danny Perea entregou uma boa vilã, porém era uma antagonista que mais divertia do que instigava raiva, isso em uma novela de drama. Encontre o erro! Um salve para as participações especiais de Maribel Guardía, Luz Elena González, Lisset, Luiz Gatica, Yuliana Peniche e Isadora González.

César Évora como Nelson. (Foto: Reprodução/Televisa S.A.).

Nuria Bages em cena de Te Doy la Vida. (Foto: Reproduçao/Televisa S.A.).

Danny Perea como Gina. (Foto: Reprodução/Televisa S.A.).

PALAVRA FINAL

Aliada a um enredo dramático e acontecimentos bem organizados, Te Doy la Vida é uma telenovela comovente. Sentirei saudades!

Fim. (Foto: Reproduçao/Televisa S.A.).

NOTA FINAL: 8,0/10,0

Deixem recomendações nos comentários, até breve!

OUÇA O NOSSO PROGRAMA

Postagens Recentes