Cuba entra em colapso por causa da pandemia e celebridades latino-americanos se unem para pedir ajuda

Cadu Safner
Cadu Safner
Daddy Yankee, Riky Martin e Ozuna (Reprodução/Montagem Estrela Latina)
Daddy Yankee, Riky Martin e Ozuna (Reprodução/Montagem Estrela Latina)

Diversos artistas latino-americanos levantaram suas vozes contra o regime cubano após a recusa do governo em permitir o acesso de ajuda humanitária ao país que está passando por uma de suas piores crises de saúde devido à pandemia da Covid-19.

Ricky Martin foi uma das celebridades que mais se expressou nas redes sociais e publicou um vídeo de manifestantes nas ruas pedindo o fim da ditadura castrista. O porto-riquenho espalhou a hashtag #SOSCuba, que foi replicada por várias personalidades do entretenimento e por diferentes líderes de todo o mundo.

O astro se juntou à lista de pessoas de forte influência musical no continente e em diferentes partes do mundo para que haja mais sinais de solidariedade ao povo cubano.

A mexicana Julieta Venegas também publicou um vídeo em sua conta do Instagram onde expressou seu apoio à situação. “Somos todo o mundo com os olhos em Cuba, SOS Cuba”, escreveu ela.

O rapper René Pérez, conhecido como Residente, publicou no Twitter uma série de mensagens nas quais critica o governo de Cuba e dos Estados Unidos pela situação atual. “Entre a ineficácia do governo cubano e o bloqueio dos Estados Unidos , eles têm o povo confundido em meio a uma pandemia”, escreveu Pérez.

O músico insistiu que as pessoas que querem ajudar devem “encontrar um caminho alternativo para o governo”, citando como exemplo o que aconteceu em sua terra natal, Porto Rico, após a devastação deixada pelo furacão Maria em setembro de 2017.

Meses depois da catástrofe ele soube que o o governo escondeu suprimentos e milhares de garrafas de água. 

#SOSCuba manteve-se uma tendência no Twitter do último sábado (10) com mais de 300 mil mensagens, a hashtag #SOSMatanzas também se manteve com cerca de 146 mil mensagens, segundo dados da rede de microblog . 

Os cidadãos cubanos aproveitaram para criticar o regime de Fidel Castro pela escassez de alimentos, pelas condições de seus hospitais e pela crise que se agravou com a pandemia.

Outros artistas e personalidades que têm mostrado apoio são Daddy Yankee, Ozuna, o comediante cubano Alexis ValdésRicardo MontanerRaw Alejandro e a dupla Gente de Zona, também de Cuba. 

 

Cadu Safner

Cadu Safner

Jornalista e editor-chefe do site Estrela Latina (Metrópoles), repórter com passagens na RedeTV!, Band, AllTV e no portal Terra. Desempenhou funções em editoriais de moda, política, policial e também assina a coluna Holofote, no site Observatório da TV (UOL).

Post Relacionados

Fique conectado!

Assine a nossa newsletter