“Dolunay”: Uma lua cheia de emoções

Jonathas Lopes
Jonathas Lopes

Título original: Dolunay (Lua Cheia)

Produção: Yagmur Ünal/No Dokuz Productions

Roteiro: Fikret Bekler, Elif Ozsut, Aysen Günsu Teker, Kerim Ceylan e Zeynep Arslanpay

Direção: Cagri Bayrak

Nº de capítulos: 26 (Temporada única); 85 (Versão internacional)

País/Ano: Turquia/2017

Partindo de uma fórmula simples, sem apelar para grandes reviravoltas e focando apenas em conflitos familiares adoçados com muito romance, Dolunay se consolidou como uma das comédias românticas turcas mais queridas. A trama foi exibida originalmente em 2017 pelo canal turco Star TV, e foi protagonizada por Can Yaman e Özge Gürel.

Pôster promocional da novela. (Foto: Reprodução).
A HISTÓRIA

A trama narra a história de Nazli (Özge Gürel) – ou Naziyme, seu nome de batismo, uma aspirante a chefe de cozinha que, em meio a uma ameaça de despejo, resolve aceitar um emprego como chefe privada na casa de um empresário muito rico, Ferit Aslan (Can Yaman).

Nazli trabalha como cozinheira particular de Ferit. (Foto: Reprodução).

As instruções para Nazli são bem claras, ela deve chegar ao meio dia e sair antes das cinco da tarde, evitando encontrar com seu patrão, o qual Nazli confunde com um ancião. Em contrapartida, Ferit também pensa que Nazli é uma senhora de idade, uma vez que possui um nome (Naziyme) fora dos padrões modernos, risos. Após diversos desencontros, Nazli e Ferit se encontram e a atração é mútua, porém Ferit possui um gênio um tanto arrogante, enquanto Nazli é alegre e desastrada, dois perfis totalmente contrários.

(Foto: Reprodução/Star TV).

A situação muda quando Nazli conhece Bulut (Alihan Türkdemir), sobrinho de Ferit, a amizade dos dois é instantânea. Com a morte dos pais de Bulut, Ferit briga pela guarda do sobrinho, porém perde para Demet (Alara Bozbey), irmã do pai da criança e ex de Ferit, a qual recebe a guarda por ter uma união estável com Hakan (Necip Memili), traiçoeiro e inimigo de Ferit. Para Ferit recuperar a guarda de Bulut ele precisa estar casado e, em meio a essa situação, Nazli aceita a proposta de casamento para salvar Bulut.

(Foto: Reprodução/Star TV).
MAS É BOA?

Dolunay é uma trama simples, uma vez que não possui giros tão surpreendentes. A trama aposta alto em momentos sutis, tendo como foco principal o romance do casal protagonista. Para quem procura uma história água com açúcar, com objetivo apenas de passar o tempo, essa novela é uma excelente opção.

Os protagonistas da história. (Foto: Reprodução).

O interessante aqui é que a novela não precisa apelar para cenas de violência a fim de fazer sucesso, bastou reunir um bom elenco, um romance fofinho e apostar em divertidos alívios cômicos.

A novela possui uma excelente direção de arte, com figurinos elegantes, cenários espaçosos e muito bonitos. Outro ponto a favor é a iluminação, sempre bem ajustada, conferindo um toque realista à fotografia. A trilha sonora também é um charme a parte.

(Foto: Reprodução/Star TV).
(Foto: Reprodução/Star TV).

Apesar de ter uma excelente qualidade técnica, Dolunay escorrega no roteiro. Infelizmente a trama, embora bem curta (são apenas 26 capítulos de 120 min!), apresenta poucos acontecimentos em relação à todo o período que ficou no ar. Para se ter uma ideia, o casamento dos protagonistas (que, digamos, é a grande virada na história), só ocorre no capítulo 16, ou seja, leva muito tempo para a trama, de fato, engrenar. Mas isso não torna a novela desinteressante, pois como foi dito acima, a história é para amantes de comédias românticas clássicas, portanto, nesse período, romantismo e momentos de muita fofura são o que não faltam. Um dos arcos recorrentes nos primeiros 16 capítulos é o triângulo amoroso envolvendo Nazli, Ferit e Deniz (Hakan Kurtaş).

Deniz também se apaixona por Nazli. (Foto: Reprodução/Star TV).
(Foto: Reprodução/Star TV).

Outro fator que favorece a trama nesse período, são os conflitos entre os protagonistas. É algo que prende o telespectador, uma vez que os atores têm uma química incrível em cena, e isso faz com que o público torça para que eles resolvam suas diferenças e fiquem juntos logo.

A química entre os protagonistas é o grande trunfo da novela. (Foto: Reprodução/Star TV).

Após o casamento dos protagonistas, o folhetim usa e abusa do mesmo: um casal de vilões que deseja separar os mocinhos e, para isso apostam em mentiras e intrigas, a mãe de Ferit que do nada decide ir morar com o filho e reprova o casamento dele com Nazli, e claro, não podia faltar o clássico plot da namorada do passado, que retorna e deseja recuperar o amor do mocinho a qualquer custo.

Nazli e Ferit se casam. (Foto: Reprodução/Star TV).
Hakan (esquerda) e Demet (direita) são o casal de vilões da trama. (Foto: Reprodução/Star TV).

A reta final da trama, entretanto, é bem movimentada e gira em torno do grande plano dos vilões para separar os protagonistas, entregando a grande revelação do ódio de Hakan por Ferit e alguns momentos de tensão, enquanto o primeiro ameaça tirar a vida de Nazli, sem sucesso.

Hakan tenta matar Nazli. (Foto: Reprodução/Star TV).

O desfecho da novela é daqueles bem previsível, com os protagonistas indo a uma festa e a mocinha revelando que está grávida, porém a forma como tudo é conduzido torna as cenas um tanto especiais, capaz de proporcionar um sorriso no rosto do público.

(Foto: Reprodução/Star TV).
E O ELENCO?

Dolunay reuniu um bom elenco, todos muito bem, porém merecem destaque o pequeno Alihan Türkdemir, a carismática Özge Gürel, Can Yaman esteve muito bem como Ferit, Öznur Serçeler como a divertida Fatoş e Necip Memili como o terrível Hakan.

Resultado de imagem para Bulut Dolunay
Alihan Türkdemir emociona como o pequeno Bulut. (Foto: Reprodução/Star TV).
Özge Gürel como Nazli. (Foto: Reprodução/Star TV).
Can Yaman como Ferit. (Foto: Reprodução/Star TV).
Öznur Serçeler como a divertida Fatoş. (Foto: Reprodução/Star TV).
 O MELHOR DE DOLUNAY

O CASAL PROTAGONISTA

Ferit e Nazli são o casal clássico de comédias românticas – muito opostos -, enquanto o mocinho é sério e arrogante, a mocinha é alegre e desastrada. O casal foi e é um sucesso!

(Foto: Reprodução).
(Foto: Reprodução/Star TV).
(Foto: Reprodução/Star TV).

UMA PROTAGONISTA ESPONTÂNEA E DIVERTIDA

Nazli não é uma mocinha chorona e sofrida, muito pelo contrário, ela é alegre, distribui espontaneidade e acima de tudo, corre em busca de seu grande sonho: ter o seu próprio restaurante e ser uma chefe profissional.

(Foto: Reprodução/Star TV).

O PEQUENO BULUT

Alihan Türkdemir esbanjou talento como Bulut, o ator é carismático, e manda muito bem na interpretação. Sem dúvidas, o garoto foi o grande destaque dessa história, no quesito atuação. Uma das cenas mais emocionantes é quando Bulut conta à Nazli que seus pais estão mortos (é de partir o coração!).

(Foto: Reprodução/Star TV).
 O PIOR  DE DOLUNAY

O MUSICAL NO ÚLTIMO CAPÍTULO

O final de Dolunay foi exibido na Turquia no dia 31 de dezembro de 2017, e como era véspera de ano novo, os produtores tiveram a excelente ideia (só que nunca!), de preencher o desfecho da história com um show de quase 1 hora de duração (ainda bem que existe a função pular no reprodutor de vídeo, ideal para momentos como esse!). O último capitulo teve 90 minutos de arte, porém apenas 20 min são aproveitáveis (lamentável!).

CURIOSIDADE

No capítulo 7 original foi ao ar o primeiro beijo dos protagonistas, porém o beijo teve um pouco mais de 1 minuto de duração, o que poderia incomodar o público mais conservador do país. Pensando nisso a cena foi em parte censurada na TV aberta, sendo disponibilizada, posteriormente, na internet.

Resultado de imagem para primero beso Dolunay
Nazli e Ferit se beijam pela primeira vez. (Foto: Reprodução/Star TV).
DOLUNAY É UMA LUA CHEIA DE EMOÇÕES!

No geral Dolunay é uma trama divertida, apaixonante, capaz de entreter qualquer pessoa. As vezes tudo que precisamos é de uma história como essa para arrancar aquele sorriso e nos prender em frente a tela.

Hakan tenta tirar a vida de Nazli na frente de Ferit. (Foto: Reprodução/Star TV).
(Foto: Reprodução/Star TV).
(Foto: Reprodução/Star TV).
(Foto: Reprodução/Star TV).
(Foto: Reprodução/Star TV).
(Foto: Reprodução/Star TV).
(Foto: Reprodução/Star TV).
(Foto: Reprodução/Star TV).
(Foto: Reprodução/Star TV).
(Foto: Reprodução/Star TV).
FIM! (Foto: Reprodução/Star TV).
PONTUAÇÃO: 8.0/10

Já assistiram Dolunay? O que acharam? Deixem recomendações nos comentários, até breve!

Jonathas Lopes

Jonathas Lopes

Amante de teledramaturgia e cinema. Crítico de televisão nas horas vagas, e apaixonado pelo universo Star Wars.

Post Relacionados

Fique conectado!

Assine a nossa newsletter