Fox TV na Turquia recebe multa por exibir cenas de violência exagerada em nova novela

Jonathas Lopes
Jonathas Lopes
Pôster oficial de ElKızı (Foto: Divulgação).

No último sábado a emissora Fox TV na Turquia estreou sua mais nova dizi (série/novela) em sua grade de programação, ElKızı. A estreia do folhetim, contudo, dividiu opniões nas redes sociais e foi alvo de críticas alegando violência exagerada em algumas cenas.

O RTÜK (Conselho Supremo de Rádio e Televisão), conselho que fiscaliza o conteúdo que vai ao ar na TV e rádio no país, avaliou as reclamações do público e aplicou uma multa administrativa à emissora Fox, a qual terá que pagar um valor equivalente a 3% da receita com publicidade.

De acordo com o laudo do RTÜK, o melodrama apresenta cenas que “legitimam a violência contra mulheres e animais”. Em 2018, o mesmo orgão chegou a multar a também novela Sen Anlat Karadeniz, exibida pela ATV, por exibir cenas de violência de gênero.

As cenas em questão que receberam multa mostram a protagonista Ezo (Sevda Erginci) sendo agredida pelo pai, e ficando com o rosto todo machucado. Além disso, em determinado momento um personagem tira a vida de um cachorro de forma explícita.

No Twitter, em resposta a um usuário, um dos membros do RTÜK anunciou que a produção foi punida pela exibição das cenas de caráter violento. “Olá, na reunião de hoje o Conselho Supremo aplicou uma pesada multa administrativa ao orgão de mídia referente à transmissão, para sua informação“.

Na trama, a personagem Ezo sofre com a repressão do próprio pai, o qual julga ela como idêntica a mãe. A protagonista herda o sofrimento e a vingança de sua mãe.

A novela é exibida todo sábado, a partir das 20h, horário local.

Jonathas Lopes

Jonathas Lopes

Amante de teledramaturgia e cinema. Crítico de televisão nas horas vagas, e apaixonado pelo universo Star Wars.

Post Relacionados

Fique conectado!

Assine a nossa newsletter