SBT aposta em novela polêmica acusada de romantizar abuso e fracasso nos EUA e Espanha

Jonathas Lopes
Jonathas Lopes
SBT aposta na produção hispânica Pasión de Gavilanes (Foto: Divulgação/Telemundo)

Como forma de alavancar a audiência da emissora, Silvio Santos resolveu apostar na continuação da bem sucedida Pasión de Gavilanes (Paixões Ardentes no Brasil). Por certo, essa produção atualmente está no ar pela Telemundo nos Estados Unidos e também na Espanha.

Contudo, ao contrário da primeira parte da série, essa segunda temporada está muito longe de ser um sucesso. Isto é, os números de audiência registrados tantos nos EUA quanto na Espanha são desanimadores.

Pasión de Gavilanes 2: um fracasso de audiência nos EUA

Em fevereiro deste ano a Telemundo estreou em sua programação a segunda temporada de Pasión de Gavilanes. Nesse caso, a emissora hispânica veiculou o produto com o objetivo de alcançar o mesmo sucesso da primeira temporada. Entretanto, o resultado saiu muito diferente e desanimador.

Assim sendo, a novela que vai ao ar no horário nobre da Telemundo dificilmente consegue reunir 1 milhão de telespectadores por noite. Ou seja, uma grande decepção dado que no mesmo horário a emissora rival beira os 2 milhões de público. Além disso, a trama tem menos audiência que a novela turca Hercai, exibida antes.

Uma decepção na Espanha

Também tida como a grande aposta da emissora Telecinco para barrar o sucesso dos folhetins turcos da rival Antena 3, Pasión de Gavilanes acabou sendo um grande fracasso.

Dessa forma, a trama estreou no horário nobre do canal, porém logo foi jogada para as tardes devido à baixa audiência. Entretanto, nessa faixa horária também não funcionou e sempre perdia para a turca Terra Amarga. Em seguida, a produção acabou em uma emissora pequena do grupo, porém sem obter êxito também.

Polêmica

Além disso, na Espanha o folhetim sofreu duras críticas de seguidores nas redes sociais. Acontece que em determinado momento da trama um dos casais da história acabam tendo sua primeira noite de amor. Todavia, a forma como a cena ocorreu irritou o público.

Nesse sentido, na cena a personagem Rosario Montes (Zharick León) se aproveita do estado de Juan David Reyes (Bernardo Flores) para levá-lo a cama, mesmo com a negação dele. Momentos antes os dois estavam em um bar e Juan ficou completamente bêbado. Por certo, a emissora espanhola chegou até a cortar a cena em função do conteúdo.

Dessa forma, nas redes sociais os internautas não economizaram nas críticas. Ademais, acusaram a trama de romantizar o abuso sexual.

Pasión de Gavilanes no Brasil

A primeira temporada da novela chegou a ser exibida no Brasil pela RedeTV!, em 2003, sob o título de Paixões Ardentes – mas acabou tirada do ar por conta da baixa audiência. Atualmente, a obra é sucesso no catálogo nacional da Netflix.

Por certo, na programação do SBT já veiculam chamamadas do folhetim, porém com o título Paixão de Gavilanes. Por outro lado, ainda não se sabe quando o canal dará início à emissão dessa história e em que horário.

Jonathas Lopes

Jonathas Lopes

Amante de teledramaturgia e cinema. Crítico de televisão nas horas vagas, e apaixonado pelo universo Star Wars.

Post Relacionados

Fique conectado!

Assine a nossa newsletter