Marco na TV portuguesa, Nazaré foi a primeira novela do país europeu a criar um crossover

Jonathas Lopes
Jonathas Lopes
Personagens de Nazaré interagem com personagens de Terra Brava. (Foto: Divulgação/SIC).
Personagens de Nazaré interagem com personagens de Terra Brava. (Foto: Divulgação/SIC).

Recurso muito popular em ficções produzidas para a televisão e cinema, o crossover é caracterizado pela união de personagens de produções distintas, os quais se cruzam em determinado momento da trama e interagem entre si conectando ambos os universos das ficções.

Em Portugal esse recurso foi explorado pela primeira vez na telenovela Nazaré (2019-2021), atualmente em cartaz pela rede Bandeirantes aqui no Brasil. Nazaré foi exibida em Portugal pela emissora SIC, a qual no mesmo período resolveu fazer uma reunião especial de personagens da novela em questão com outro folhetim do canal, a novela Terra Brava.

Toni e Ismael saíram da Nazaré rumo a Vila Brava para beber um copo e  arranjar problemas! - SIC
Cena do crossover entre Nazaré e Terra Brava. (Foto: Divulgação/SIC).

O tão esperado crossover, feito inédito até então em Portugal, foi gravado ainda em 2019, e foi ao ar na televisão no dia 06 de janeiro de 2020. A situação trouxe dois personagens de Nazaré, Toni (Afonso Pimentel) e Ismael (Tiago Aldeia), os quais se encontraram com personagens do melodrama Terra Brava.

A ideia de um crossover já vinha sendo cogitada há alguns anos, como em 2011 quando o personagem Armando Coutinho (João Ricardo) de Laços de Sangue participou de alguns episódios da novela Rosa Fogo. Todavia, foi em Nazaré que o tão esperado crossover finalmente aconteceu.

Jonathas Lopes

Jonathas Lopes

Amante de teledramaturgia e cinema. Crítico de televisão nas horas vagas, e apaixonado pelo universo Star Wars.

Post Relacionados

Fique conectado!

Assine a nossa newsletter