O impacto das novelas turcas na América Latina

Jonathas Lopes
Jonathas Lopes
Mil e uma noites. (Foto: Divulgação).

Definida como a nova fábrica de telenovelas pelo jornal espanhol El País, a Turquia se consolidou no mercado de ficções televisivas e atualmente é o segundo país que mais exporta séries no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

O fenômeno turco iniciou no Chile em 2014, quando a emissora Mega, numa tentativa sem esperança de impulsionar a grade passou a exibir o drama turco Las Mil y Una Noches (Binbir Gece), o qual foi ao ar na Turquia originalmente entre 2006 e 2009.

A telenovela de origem turca não somente elevou os números de audiência do canal, como se tornou um fenômeno, além de ser a responsável por impulsionar a compra de mais títulos provenientes da Turquia.

Binbir Gece – Mil e uma noites, foi o primeiro fenômeno turco a ser exportado para a América Latina. (Foto: Divulgação).

 

Segundo o gerente de conteúdos internacionais do Mega, Ignacio Vicente, o qual junto com o diretor executivo do canal, Patrício Hernández, compareceram a uma feira internacional em Cannes no ano de 2012 (MipTV), ambos ficaram fascinados com o drama turco Las Mil y Una Noches, em cartaz na exposição.

Nós a assistimos em turco, mas a história era narrada em inglês. O trailer era péssimo, mas vimos que ali havia uma excelente história e saímos dali encantados com a telenovela”, confessou Vicente.

Las Mil y Una Noches permaneceu no ar por 10 meses no Chile, se convertendo em um fenômeno de audiências, elevando de 11 pontos para números acima de 30 no horário nobre.

A trama chegou a ser esticada por meio da edição e ficou mais tempo em tela do que o esperado. Ao final de sua exibição, outros 5 dramas turcos já estavam em cartaz na televisão no Chile, sendo 2 no Mega, 2 no Canal 13 e 1 no Chilevisión.

Desde então, países como Argentina, Paraguai, Peru, Uruguai, Colômbia, México, dentre outros passaram a investir pesado em dramas turcos.

No Brasil, essas ficções tiveram uma passagem na televisão aberta por meio da emissora Bandeirantes, a qual exibiu títulos, dentre os quais se destacam Mil e uma noites, Fatmagül: a força do amor e Sila, prisioneira do amor.

Na Europa, em 2018 a Espanha também abriu espaço em sua programação televisiva para as populares séries turcas, tendo como ponto de partida a exibição de Fatmagül, exibida pelo canal temático Nova, a qual conseguiu uma média de mais de 700 mil telespectadores ao longo de toda a sua exibição, dessa forma se convertendo na telenovela mais assistida da emissora.

O grande sucesso de Fatmagül no país fez com que o grupo Atresmedia iniciasse os preparativos para um remake intitulado Alba, atualmente em exibição pela emissora Antena 3.

O drama de Fatmagül comoveu a Espanha. (Foto: Divulgação).

 

Atualmente, as principais emissoras de TV aberta na Espanha possuem ficções turcas em exibição no horário nobre. Na Antena 3, os dramas Mujer (Kadın) e Mi Hija (Kızım) são os responsáveis pelos maiores números de telespectadores e share da emissora, enquanto na Telecinco a comédia romântica Love is in the air (Sen Çal Kapımı) figura entre um dos produtos mais assistidos da grade, com números próximos de 2 milhões de pessoas.

O drama turco Kadın é exibido no prime time da emissora Antena 3 na Espanha. (Foto: Divulgação).

Quais os ingredientes do sucesso das produções turcas?

Embasadas em conflitos do cotidiano e bons argumentos, as novelas turcas têm atraído um público cada vez mais sólido, composto por jovens e adultos.

Essas produções apostam em enredos originais e priorizam a abordagem de temas de alcance universal, como amores impossíveis, desencontros amorosos, conflitos familiares, rivalidade entre classes sociais, dramas de superação, dentre outros.

Essas características permitem um envolvimento do público com a história que está sendo contada, dessa maneira, conectando os telespectadores com cada personagem e sua jornada durante o desenvolvimento da ficção.

Hercai se tornou a queridinha da América Latina. (Foto: Divulgação/Mia Yapım).

 

Porém o grande diferencial das tramas turcas em comparação às recentes produções do gênero de natureza latina, é o resgate de mensagens simbólicas e sociais.

Seja por meio de diálogos profundos, ou de gestos simplistas, como o toque entre mãos ou um abraço. O contato sexual muitas vezes é dispensado para dar espaço a uma situação mais sutil, por exemplo.

Novela turca Emanet. (Foto: Divulgação/Karamel Yapım).

 

De forma geral, as telenovelas turcas agregam público apostando alto em personagens humanizados acompanhados de uma boa dose de romantismo e muito drama.

Uma receita infelizmente esquecida em recentes produções latinas, as quais preferiram abrir espaço para a abordagem do narcotráfico, ou ainda abrindo mão de elementos folhetinescos a fim de promover uma modernização na forma de como contar uma história, porém essas decisões culminaram no afastamento do grande público e quedas cresentes dos números de audiência.

Repercussão nas redes sociais

Embora as tramas turcas tenham perdido espaço na televisão aberta brasileira, esses folhetins estão cada vez mais populares nas redes sociais e isso reflete o quão intenso é o impacto dessas ficções fora dos limites da Turquia.

O mais recente fenômeno nas mídias digitais tem sido a comédia romântica Sen Çal Kapımı, exibida atualmente pela emissora Fox TV na Turquia.

Há algumas semanas os telespectadores que acompanham a ficção registraram um recorde de mais de 5 milhões de menções no Twitter, figurando entre os assuntos mais comentados da rede social em mais de 25 países e ocupando uma das posições de destaque nos Trending Topics mundiais. No Brasil, a tag do episódio do dia ficou algumas horas como o assunto mais comentado do país.

Sen Çal Kapımı é um fenômeno nas redes sociais. (Foto: Divulgação).

 

Além disso, alguns fãs brasileiros se reuniram e enviaram presentes direto para a Turquia, a fim de externar o carinho pelo elenco da trama. A novela figura também entre uma das mais pedidas no Brasil, porém ainda sem um retorno positivo.

Protagonistas de Sen Çal Kapımı posam com presentes recebidos de fãs brasileiros. (Foto: Divulgação/MF Yapım).

 

A cada ano o catálogo de séries turcas tem sido impulsionado, sendo produzidas cerca de 15 ficções televisivas por ano. Em meio a esse cenário, o nome de diversos artistas da Turquia se tornou tendência em alguns países, como Can Yaman na Itália e Engin Akyürek na América Latina.

Todo esse êxito despertou o interesse da Netflix pela teledramaturgia turca, a qual tem produzido algumas séries no país e disponibilizado em seu catálogo.

Em novembro do ano passado a plataforma de streaming lançou a série Bir Başkadır (8 em Istambul), produção que recebeu sinal verde da crítica especializada pela abordagem realista do dia-a-dia de pessoas comuns na Turquia que possuem retratos sociais diferentes, e o choque cultural resultante disso.

Bir Başkadır Temporada 1 - assista todos episódios online streaming
Bir Başkadır da Netflix recebeu elogios da crítica especializada. (Foto: Divulgação).

 

Seja na América Latina, na Europa ou no Oriente Médio, a dramaturgia turca tem chamado atenção. Enquanto o interesse internacional por esse tipo de produto continuar em alta, o mercado de ficções televisivas na Turquia tende a crescer cada vez mais.

Jonathas Lopes

Jonathas Lopes

Amante de teledramaturgia e cinema. Crítico de televisão nas horas vagas, e apaixonado pelo universo Star Wars.

Post Relacionados

Fique conectado!

Assine a nossa newsletter