Os bastidores de “Sra. Fazilet”: Aquilo que o público não viu!

Jonathas Lopes
Jonathas Lopes
Elenco principal da novela. (Foto: Reprodução).

Um grande sucesso nas telas da emissora Star TV na temporada 2017-2018, o drama turco Fazilet Hanım ve Kızları (A senhora Fazilet e suas Filhas, título no mercado latino), continua conquistando público por onde é exibida. Recentemente a trama encerrou sua emissão na Espanha, ao mesmo tempo que estreou na República Dominicana e no México. Em breve o dramalhão vai aterrisar em terras panamenses por meio do canal Telemetro. Além desses países, a novela já foi exibida no Chile, Colômbia, Porto Rico, Paraguai, dentre outros.

As atrizes Deniz Baysal, Nazan Kesal e Afra Saraçoğlu no pôster da primeira temporada da novela. (Foto: Reprodução).

A novela foi exibida originalmente na Turquia entre março de 2017 e junho de 2018, finalizando com um total de 50 bölüm (capítulos), distribuidos em duas temporadas. A empresa responsável pela distribuição do folhetim no mercado internacional é a Inter Medya, com um total de 174 capítulos de 45 minutos. Aqui no Brasil a trama ainda não foi exibida, porém já acumula diversos fãs que acompanharam a novela por meio dos capítulos disponíveis na internet.

Recentemente a revista espanhola Telenovela divulgou uma matéria especial contendo curiosidades das gravações da novela. Nós do Estrela Latina lemos a reportagem e separamos alguns fatos curiosos dos bastidores que talvez o grande público desconheça, além de outras informações sobre o elenco. Confira a seguir:

CENÁRIOS REAIS

Grande parte das produções turcas se destacam pelo uso de casas reais como cenário para a trama, em Fazilet Hanım ve Kızları não foi diferente. A empresa responsável pela produção (Avşar Film), alugou a mansão Kayseriliyan, a qual serviu como um dos principais cenários da trama – a mansão da familia Egemen. A mansão fica localizada na cidade de Istambul no bairro Sariyer, se localizando de frente com o bósforo.

Mansão Kayseriliyan em Istambul. (Foto: Reprodução).
Sala de entrada da mansão Kayseriliyan. (Foto: Reprodução).

Além da mansão, a produção também alugou dois hóteis cinco estrelas para gravar outras sequências da novela. Outro cenário utilizado pela equipe foi o bairro Beykoz, caracterizado como um dos bairros mais humildes de Istambul e que serviu de fundo para representar a vizinhança onde Fazilet (Nazan Kesal) morava com suas filhas nos primeiros capítulos do folhetim.

ESCOLHA DO ELENCO

Em janeiro de 2017 a produção da novela confirmou o elenco principal da trama, o qual gerou grandes expectativas, uma vez que continha nomes como o da veterana Nazan Kesal – intérprete de Fazilet -, a qual além de atriz também é professora. Completando o elenco principal também foram confirmados os nomes de Deniz Baysal, Çağlar Ertuğrul, Alp Navruz e Afra Saraçoğlu, esta última curiosamente foi aluna de Nazan, enquanto na novela interpretou a filha mais nova da atriz – Eçe.

Elenco na sessão de fotos para os promocionais da segunda temporada da trama. (Foto: Reprodução).

Nazan revelou à revista Telenovela que ficou muito agradecida à escritora da trama – Sırma Yanık (Adını Feriha Koydum) -, pois o seu personagem foi escrito sob medida.

Nazan Kesal como senhora Fazilet. (Foto: Reprodução).
TUMULTO NAS GRAVAÇÕES

As filmagens da novela iniciaram em fevereiro de 2017 e se estenderam por pouco mais de um ano. Durante as gravações diversos cuidados foram tomados pela equipe, uma vez que uma multidão de fãs se reunia para acompanhar o trabalho dos atores.

Cena da novela. (Foto: Star TV).

Segundo a revista, em uma ocasião as gravações foram interrompidas devido a grande concentração de pessoas que se reuniram para acompanhar o ator Alp Navruz (Sinan) durante as filmagens. A equipe só conseguiu retomar o trabalho após o ator – muito atencioso – atender aos fãs com fotos e autográfos.

MUDANÇAS NO ROTEIRO
Deniz e Çağlar apaixonaram o público com seus personagens na trama. (Foto: Reprodução).

Quem acompanhou a trama sabe que a principio a personagem de Deniz (Hazan) se relacionava com Sinan, personagem de Alp, porém, na segunda temporada a história seguiu outro rumo e Hazan acabou se apaixonando por Yağız, personagem de Çağlar. Segundo o que relatou Nazan para a revista Telenovela, este acontecimento não fazia parte do roteiro original, e teve que ser reformulado pela escritora da trama, uma vez que o casal Yağız e Hazan (YağHaz, para os fãs) roubou toda a atenção do público já na primeira temporada.

Pesquisa divulgada pelo Somera em 2017. (Foto: Twitter).

O sucesso do casal foi tanto que os personagens de Deniz e Çağlar eram os mais comentados nas redes sociais a cada semana, segundo divulgou o instituto de pesquisas digital Somera.

POR TRÁS DAS CÂMERAS

Enquanto na novela o clima era de constantes reviravoltas, nas gravações os atores se divertiam. Segundo Nazan o clima nos bastidores garantiu momentos inesquecíveis. “O ambiente de gravação era bastante agradável, desde o ínicio”, concluiu a atriz.

Nazan, Çağlar e Alp tiram selfies durante as gravações da novela. (Foto: Reprodução).
Nazan e Deniz durante as filmagens. (Foto: Reprodução).
Çağlar e Deniz conversam nos bastidores da novela. (Foto: Reprodução).
Deniz e Alp durante as filmagens. (Foto: Reprodução).
Nazan e Hazal se divertem no intervalo das gravações. (Foto: Reprodução).

Afra Saraçoğlu, que foi entrevistada pela mesma revista no mês de abril, revelou guardar boas recordações de toda a equipe, porém acrescentou que os melhores momentos foram ao lado dos atores Çağlar Ertuğrul e Tolga Güleç (Gökhan).

Tuğba, Sümeyra e Deniz nos bastidores da novela. (Foto: Reprodução).

Além de Afra, a sua irmã da ficção – Deniz Baysal -, também fidelizou muitas amizades durante as gravações, como a sua relação com as atrizes Hazal Türesan (Yasemin), Tuğba Melis Türk (Nil) e Sümeyra Koç (Farah). As atrizes estiveram presentes na cerimônia de noivado de Deniz com o cantor Barış Yurtçu em outubro de 2018.

Hazal, Sümeyra e Tuğba na festa de noivado de Deniz. (Foto: Reprodução).
ACIDENTES NAS GRAVAÇÕES

Na tela, ao longo da novela, o público acompanhou diversos acontecimentos como corpos rolando pela escada, tentativas de suicídio, personagens sendo enterrados vivos, barracos, etc., porém esses empecilhos não se restringiram somente à ficção. O ator Alp Navruz chegou a cortar o pulso durante uma sequência em que rompia um vaso de cristal. O resultado do acidente: vários pontos e dois dias de repouso.

Sinan vuelve a pedirle matrimonio a Hazan
Alp Navruz em cena como Sinan. (Foto: Reprodução).
BARRACOS NA NOVELA E FORA DAS CÂMERAS ?

Alguns telespectadores mais próximos do elenco e que acompanharam o dia-a-dia das gravações garantem que a atriz Nazan Kesal finalizou a novela chateada com a roteirista da trama. Os mesmos alegam que a atriz não gostou do desfecho da personagem. Há quem diga também que a atriz Deniz Baysal não simpatizava com alguns companheiros do elenco, como Çağlar Ertuğrul, Afra Saraçoğlu e Alp Navruz. Boatos a parte, os fatos são que a atriz deixou de seguir os atores citados nas redes sociais. Esperemos que sejam apenas boatos e que tudo esteja bem!

Afra, Deniz e Çağlar na premiação Türkiye Gençlik em 2018. (Foto: Reprodução).
MUITO SUCESSO E VÁRIOS PRÊMIOS

Depois de duas temporadas, Fazilet Hanım ve Kızları, se despediu do público na Turquia em 2018 com grande reconhecimento e com rumores de uma terceira temporada (não confirmada até hoje!). A história, que possui um DNA latino e nuances de “Orgulho e Preconceito” de Jane Austen, já conquistou diversos territórios, dentre os quais se destacam a América Latina e Europa.

Afra, Çağlar e Deniz recebendo o prêmio Türkiye Gençlik em 2018. (Foto: Reprodução).

A novela ainda garantiu quatro prêmios na premiação Türkiye Gençlik em 2018: melhor ator para Çağlar Ertuğrul, melhor atriz para Deniz Baysal, melhor atriz coadjuvante para Afra Saraçoğlu e melhor novela.

Elenco principal na campanha promocional da emissora Star TV. (Foto: Reprodução).
Elenco e equipe da novela. (Foto: Reprodução).

Confira nossa crítica sobre a novela clicando aqui.

Conhecem alguma outra curiosidade? Deixem nos comentários, até breve!

Jonathas Lopes

Jonathas Lopes

Amante de teledramaturgia e cinema. Crítico de televisão nas horas vagas, e apaixonado pelo universo Star Wars.

Post Relacionados

Fique conectado!

Assine a nossa newsletter