Whatsapp x

Fale com Agente :)

11983495309

Enviar
email x
[email protected]
"Poliana" do SBT teve versão com elenco 100% de atores negros
Siga-nos

Publicados

em

Escrita por Íris Abravanel, esposa de Silvio Santos, dono do SBT “As Aventuras de Poliana” é uma inspiração nos livros  de Eleanor H Porter “Pollyana” (1913) e “Pollyana Moça” (1915) considerado um clássico da literatura infanto-juvenil ao longo do século XX.

O que muita gente não sabe é que a história da garota órfã que vê o lado positivo das coisas já teve várias adaptações para a TV e o cinema em todo o mundo.

Uma das versões mais curiosas, o filme do gênero musical feito para a TV  “Polly” de 1989, dirigido por Debby Allen e exibido pela rede estadunidense NBC foi produzido com elenco totalmente constituído de atores negros de origem afro-americana, com exceção da atriz branca Celeste Holm e chama bastante atenção por colocar este grupo étnico-racial em postos de destaque em uma sociedade que até então marginalizou pessoas tidas de cor.

Poliana ganhou um filme com elenco totalmente negro em 1989/ Foto: Reprodução

Na história que se passa no estado do Alabama na década de 1950, após ficar orfã Pollyana (Keshia Knight Pulliam) é enviada para a casa de sua tia Polly Harrington (Phylicia Rashad) em uma cidade do interior também chamada Harrington a qual seus familiares são fundadores nos tempos de segregação racial. Um elemento crucial no enredo é a divisão da cidade dada por uma ponte que fora destruída após um incêndio que ninguém sabe quem causou e é motivo de suspeitas de uns aos outros. Em meio a uma época de cisões e ódio espalhado, Polyanna tenta sempre passar para as pessoas o jogo do contente, vendo o lado bom das coisas.

Cena do filme “Polly” de 1989/ Foto: Reprodução

Nesta versão, a protagonista também sofre um trágico acidente que a deixa temporariamente sem poder andar, porém, diferente de outras versões onde ela é atropelada ou da versão do SBT que preferiu ousar utilizando elementos fantasiosos, a garota cai de uma altura de dois andares depois de subir em uma árvore.

O musical provou-se um sucesso em audiência e no ano seguinte ganhou uma continuação intitulada “Polly: Come Home” (Pollyana volta para casa, em tradução literal). Os filmes são distribuídos em DVD pela Disney e podem ser encontrados facilmente no Youtube e na internet.

 

 

OUÇA O NOSSO PROGRAMA

Postagens Recentes