Primeiras Impressões de “Baraj”

Jonathas Lopes
Jonathas Lopes
Baraj (Foto: Reprodução)

Sem muito alarde, a emissora Fox na Turquia, estreou no último dia 17 de março sua nova novela (série turca), a qual tem por título Baraj (Barragem, em tradução literal) . A trama é uma releitura do filme turco de mesmo nome levado às telinhas em 1977.

A trama está protagonizada por Feyyaz Sinan (Kadın), Biran Damla Yılmaz e Burak Yörük (4N1K). Med Yapım em conjunto com a No:9 Productions são as empresas responsáveis pela produção. O roteiro e a direção estão a cargo de Hasan Tolga Pular (No: 309).

Logo oficial de “Baraj”. (Foto: Reprodução/Fox).
A HISTÓRIA

Nehir (Biran Damla Yılmaz) é uma órfã que foi tirada das ruas por Zerrin (Sumru Yavrucuk), a quem ela considera como uma mãe. As duas levam a vida aplicando golpes em homens ricos do país. Nehir não gosta da vida que leva, e lamenta o fato de nunca poder ser ela mesma, sempre recorrendo a diferentes personalidades a fim de enganar suas vítimas.

Biran Damla Yılmaz em cena como Nehir. (Foto: Reprodução/Fox).

Ao conhecer Nazım (Feyyaz Sinan), um mestre de obras que trabalha na construção de uma barragem, a perspectiva da garota muda, pois com ele não existe segredos e nem identidades falsas, ela pode ser ela mesma. Os dois mantém contato por meio da internet, porém nunca se conheceram pessoalmente.

(Foto: Reprodução/Fox).

Em uma de suas conversas Nehir envia uma foto sua e cobra uma de Nazım, todavia o mesmo temendo que a garota o rejeite devido a cicatriz que leva em seu rosto, acaba mandando a foto do rosto de um dos operários da construção – Tarık (Burak Yörük) -, o qual resulta ser filho do dono da empresa responsável pela obra e que é enviado para a construção como forma de punição por suas atitudes irresponsáveis.

Nazım vive recluso em seu local de trabalho por causa da cicatriz em seu rosto. (Foto: Reprodução/Fox).
Nehir recebe a foto de Tarık pensando ser de Nazım. (Foto: Reprodução/Fox).

Após descobrir que o último homem que aplicou um golpe está internado em estado grave por ser alérgico as pilulas para dormir, as quais colocou em sua bebida, Nehir decide abandonar a vida criminosa e encontrar com seu amante virtual.

(Foto: Reprodução/Fox).
Nazım encontra pela primeira vez com Nehir, porém não revela sua verdadeira identidade. (Foto: Reprodução/Fox).

A chegada repentina de Nehir na barragem faz com que Nazım peça a Tarık para trocarem de identidade, apenas por um momento. Entretanto, quando Tarık conhece Nehir ele sente uma atração instantânea pela garota, e decide virar o jogo e ditar suas próprias regras.

Tarık se sente atraido por Nehir e decide mudar as regras do jogo. (Foto: Reprodução/Fox).
FOI UM BOM INÍCIO?

A trama possui um argumento interessante, porém peca, nesse primeiro momento, pela ausência de núcleos paralelos, os quais poderiam dar supote à história. Todavia, a estreia não chega a ser agonizante, talvez esse seja um problema para o decorrer da trama, já que inicialmente o ideal é apresentar bem o conflito principal e os personagens responsáveis por movimentar este.

(Foto: Reprodução).
Nazım cobra explicações de Tarık. (Foto: Reprodução/Fox).

Quanto a parte técnica, a novela está de parabéns. A produção possui o mesmo cuidado que outras turcas, uma fotografia bonita, direção caprichada com planos abertos, cenários realistas e uma trilha sonora bem envolvente.

Belas locações e planos abertos. (Foto: Reprodução/Fox).
E O ELENCO?

O trio protagonista está muito bem, todos no tom correto e bem carismaticos. Vale também destacar a presença de grandes atores como Sumru Yavrucuk (Fatmagül’ün Suçu Ne?) e Sait Genay (Sen Anlat Karadeniz).

O trio protagonista de “Baraj” . (Foto: Reprodução/Fox).
Sumru Yavrucuk interpreta Zerrin, a mãe adotiva de Nehir. (Foto: Reprodução/Fox).
Sait Genay interpreta Orhan, vizinho de Nehir. (Foto: Reproduçao/Fox).
UM ÍNICIO ENVOLVENTE

Baraj teve uma boa estreia e acertou ao desenvolver o conflito principal logo na estreia. Espera-se que a adaptação consiga adequar o formato e entregar boas reviravoltas e um desenvolvimento coerente.

(Foto: Reprodução/Fox).

Confira o trailer da novela (série turca):

Deixem recomendações nos comentários, até breve!

 

Jonathas Lopes

Jonathas Lopes

Amante de teledramaturgia e cinema. Crítico de televisão nas horas vagas, e apaixonado pelo universo Star Wars.

Post Relacionados

Fique conectado!

Assine a nossa newsletter