Record TV ganha importante prêmio de jornalismo internacional

Vander Dias
Vander Dias
Foto: Reprodução

A Record TV conquistou pela terceira vez, o prêmio “Rei da Espanha de jornalismo” pelo documentário sobre a travessia de imigrantes ilegais que tentavam cruzar a fronteira dos Estados Unidos.

Intitulada “A Besta”, a série de reportagens exibida no programa “Câmera Record” em duas partes nos dias 07 e 14 de julho de 2019 produzida pelos jornalistas Romeu Piccoli, Henrique Beirangê, Michel Mendes, Fabiana Vilella, Mateus Munin, Natália Florentino, Gustavo Costa, Pablo Toledo, Rafael Ramos, Rafael Gomide e Renata Garofano recebeu o reconhecimento internacional.

Em nota à imprensa, a emissora explicou que a matéria mostrou a dimensão do drama de imigrantes dispostos a tudo, inclusive a morrer, na busca por uma vida digna em solo norte-americano. A equipe do Câmera Record acompanhou famílias, durante 21 dias, que atravessaram a América Central clandestinamente, fugindo da miséria e da violência de grupos armados, rumo à terra do Tio Sam. Uma viagem longa e perigosa no chamado  “Trem da Morte” ou La Bestia. A cada ano, 150 mil pessoas desafiam a morte sobre seus trilhos e 1.300 morrem no caminho ou são mutiladas, segundo Instituto Nacional de Imigração Mexicana.

Visando reconhecer o trabalho de profissionais ibero-americanos no setor jornalístico, o Prêmio Rei da Espanha de jornalismo é organizado pela Agência Efe e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid), está em sua 37ª edição, a qual se destacou trabalhos que têm como temas direitos humanos, migrações, feminicídios, crise climática e diversidade sexual.

A série da Record TV concorreu com outras 206 matérias jornalísticas de dezessete países. Cada vencedor do prêmio recebe um valor de 6 mil euros – aproximadamente 28 mil reais – além de um troféu de bronze feito pelo artista Joaquín Vaquero Turcio.

A entrega dos prêmios será feita pelo próprio rei da Espanha Felipe VI, em uma cerimônia que ocorrerá no dia 23 de março deste ano, em Madri na Espanha.

 

 

 

Vander Dias

Vander Dias

Post Relacionados

Fique conectado!

Assine a nossa newsletter