Acabou o disfarce? Turquia volta a apostar em novelas assumidamente juvenis

Jonathas Lopes
Jonathas Lopes
Tozluyaka, o novo drama juvenil da Fox na Turquia (Foto: Divulgação/Fox Turquia)

No verão, é costume na Turquia apostarem em tramas infanto-juvenis a fim de capturar o público adolescente durante as férias escolares. De fato, nas duas últimas décadas a indústria de novelas (diziler) do país passou por mudanças para se ajustar à audiência.

Nesse sentido, dramas escolares como Küçük Sırlar (2010), Güneşi Beklerken (2013) e Kırgın Çiçekler (2015) cederam espaço a tramas também juvenis, porém com uma pegada mais abrangente – as comédias românticas. Assim sendo, estreou em 2014 a popular Kiraz Mevsimi com Özge Gürel (Dolunay) e Serkan Çayoğlu (Uma Vida Nova), a qual rapidamente conquistou a audiência garantindo uma segunda temporada.

Mesmo público, outra fórmula

Com a escassez de audiência pelos dramas escolares, as emissoras de TV junto às produtoras passaram a investir nas populares Rom-Com. Isto é, tramas leves em sua maioria protagonizadas por jovens com forte apelo teen.

Entretanto, com a nova onda do TikTok somado a outras redes sociais, o público jovem tem abandonado a TV com muita facilidade. Em consequência, as comédias românticas passaram a perder parte desse público e o gênero tem entrado em desgaste.

Por isso, nesse verão os dramas escolares voltaram a marcar presença. Na verdade, o ponto de partida foi com Kardeşlerim em 2021, novela que consegue índices muito expressivos nas noites de sábado.

Na trama, 4 irmãos precisam sobreviver após eventos catastróficos que os deixam desolados. Além disso, o enredo mescla dramas adultos com um núcleo escolar que decolou com muita facilidade no país otomano.

Novas produções

Sendo assim, nesse verão, o gênero teen parece voltar com força total, e dessa vez sem se disfarçar de uma comédia romântica. Desse modo, a emissora Star TV já promociona a estreia de Duy Beni (Hear Me), uma trama que abordará o bullying na escola.

Por outro lado, a Fox Turquia também traz o folhetim Tozluyaka, a qual tratará de temas como a diferença de classes e amizade. Por certo, essa é uma produção da NTC Medya, mesma empresa responsável pelo sucesso Kırgın Çiçekler.

Ambas as produções estreiam nas próximas semanas na Turquia. Ademais, Duy Beni já está disponível no catálogo de vendas da Eccho Rights e está nomeada como um enredo que vai encantar o público internacional. Ou seja, é um folhetim já produzido visando o mercado fora do país dos sultões.

Jonathas Lopes

Jonathas Lopes

Amante de teledramaturgia e cinema. Crítico de televisão nas horas vagas, e apaixonado pelo universo Star Wars.

Post Relacionados

Fique conectado!

Assine a nossa newsletter