Whatsapp x

Fale com Agente :)

11983495309

Enviar
email x
[email protected]
(CRÍTICA FINAL) - Sen Anlat Karadeniz: Uma novela vanguardista
Siga-nos

Publicados

em

Título original: Sen Anlat Karadeniz (Fugitiva/Mar Negro)

Produção: Osman Sınav/Sinegraf Film

Roteiro: Ayşe Ferda Eryılmaz e Sedef Nehir Erdem/Erkan Birgören

Direção: Osman Sınav e Emre Kabakuşak

Nº de capítulos: 64 (ATV); 207 (Versão internacional)

País/Ano: Turquia/2018-2019

Hoje … outra mulher foi morta. Vocês ouviram? Outra mulher. Quando ela queria que eles pagassem pelo que haviam feito … nesse longo caminho em que ela buscava seus direitos … ela foi morta durante isso. Ela foi morta. E vocês? Vocês estão vivos? Me escutam? Vocês ouvem os gritos delas? Quando vocês veem essas mulheres? Em uma história? Em uma folha de jornal? Vocês veem e ignoram? Como podem fazer isso? Como abafam a voz da sua consciência? E se um dia … o que vai acontecer se um dia sua consciência falar?

(NEFES KALELI)

Em 2018, o produtor e diretor turco Osman Sınav trouxe às telinhas da Turquia seu mais novo projeto, dessa vez apostando em uma temática forte e com viés de crítica social – a violência doméstica. A ideia do produtor era abordar como nenhuma produção anterior à temática em questão, usando esta como o principal arco do folhetim. Para tal feito o produtor contou com a dupla feminina Ayşe Ferda Eryılmaz e Sedef Nehir Erdem como responsáveis pelo roteiro da trama. O resultado do projeto: o drama mais assistido do ano e muitos prêmios em uma das premiações mais importantes do país.

Pôster promocional de “Sen Anlat Karadeniz”. (Foto: ATV).

SOBRE O DRAMA

A novela (série turca) que conta com 64 capítulos originais que variam entre 120-180 minutos, divididos em três temporadas, acompanha os giros que ocorrem na vida de Nefes (İrem Helvacıoğlu), uma mulher que vive aprisionada durante 8 anos, sofrendo constantes atos violentos na mão de seu esposo Vedat (Mehmet Ali Nuroğlu). Certa noite, Nefes consegue fugir com seu filho Yiğit (Demir Birinci), de apenas 6 anos, e desde então luta para proteger a criança e conseguir sobreviver. A vida de Nefes muda quando ela conhece Tahir (Ulaş Tuna Astepe), um homem bondoso e compreensivo, o qual luta para ajudá-la a superar todas as dificuldades de seu passado.

É UMA BOA NOVELA?

Sen Anlat Karadeniz tem uma história forte e acima de tudo muito realista, de impacto mundial. A primeira temporada da trama, composta pelos primeiros 21 capítulos, é de longe a melhor parte do folhetim. É perceptível, neste primeiro momento, o cuidado com o texto, que não economiza tramas. Os acontecimentos fluem de uma maneira natural, sem causar cansaço. Alguns momentos são de perder o fôlego.

Nefes é mantida prisioneira por Vedat durante 8 anos. (Foto: Reprodução/ATV).

Apesar da temática pesada, que não se limita apenas a discutir à violência doméstica, mas também aborda feminicídio, estupro, assédio e à questão das noivas jovens (mulheres jovens que são vendidas pelos pais para homens mais velhos e tem a juventude arrancada). A trama também é preenchida com alívios cômicos, os quais funcionam como uma espécie de evasão ao tom denso e pesado da história.

A história possui alívios cômicos como forma de evasão do drama pesado. (Foto: ATV).

Outro ponto importante aqui é a escolha da ambientação da trama – a região do Mar Negro -, mais especificamente a cidade de Trabzon, um território que fica localizado no norte da Turquia e é marcado por um povo muito fiel às tradições turcas. A escolha do local foi feita de propósito, a fim de explorar a mais difícil realidade da temática, usando como pano de fundo uma população com uma mentalidade mais rústica.

Uma característica bem presente é que a produção não se intimida frente à temática. A ideia é expor o quão terrível é a problemática e para isso apelaram para diversas sequências de muita violência, o que causou muito incômodo para o público, o qual chegou a pedir a retirada da produção do ar, sem sucesso.

A novela (série turca) possui muitas cenas de violência. (Foto: ATV).

Cena de Sen Anlat Karadeniz. (Foto: Reprodução/ATV).

Muito tiro, porrada e bomba. Literalmente. (Foto: ATV).

Para compreender melhor a trama é necessário expor os principais acontecimentos da novela, a qual inicia com a fuga de Nefes e Yiğit das mãos de Vedat (um dos personagens mais monstruosos já escritos).

UMA BREVE ANÁLISE DO FOLHETIM (COM SPOILERS)
1ª TEMPORADA (1 – 21) – DENÚNCIA, COERÊNCIA E AGILIDADE

Nefes foi vendida para Vedat aos 16 anos de idade por seu pai e, desde então, tem sido mantida presa na mansão sofrendo diversos atos de crueldade. De todo esse pesadelo surgiu uma luz – o seu filho Yiğit -, o qual, apesar de muito pequeno, compreende as dores da mãe, e assim como ela, espera ansiosamente pelo dia que poderão ser livres.

SAK dizisi (Sen Anlat Karadeniz) oyuncuları, konusu ve ...

İrem Helvacıoğlu interpreta Nefes, a heroína da história. (Foto: ATV).

Vedat recebe em sua casa a família Kaleli, uma das principais famílias da região do Mar Negro, e que é conhecida pelo sua bem-sucedida atuação no ramo da engenharia naval. Nessa reunião, Tahir conhece a esposa de Vedat, Nefes, e logo percebe diversos hematomas em seus braços e mãos. Após perceber o interesse repentino de Tahir em sua esposa, Vedat leva Nefes a um dos quartos da mansão e a agride, quebrando os dedos de uma de suas mãos. Após sofrer mais uma vez nas mãos de seu esposo, Nefes recolhe alguns pertences, e junto com seu filho, consegue fugir da mansão ao se esconder na traseira da caminhonete da família Kaleli.

Vedat, o diabo na terra. (Foto: ATV).

O interessante aqui é que Nefes não é apresentada como uma personagem frágil que está à espera de um príncipe encantado para ser salva, muito pelo contrário, a personagem é forte e corajosa, e desde o início a sua prioridade é garantir a segurança de seu filho. A chegada de Tahir em sua vida é uma feliz coincidência, pois ele se compadece de sua causa e decide ajudá-la, mesmo que ela esteja decidida a não incluir mais ninguém em sua luta.

Nefes é uma heroína forte. (Foto: ATV).

Tahir é capaz de qualquer sacrifício para proteger Nefes das mãos de Vedat. (Foto: ATV).

Cena de “Sen Anlat Karadeniz”. (Foto: Reprodução).

Quando Nefes consegue fugir da mansão, a qual viveu durante anos sofrendo nas mãos de Vedat, seu único desejo é conseguir uma nova vida junto de seu filho, porém Tahir e outras pessoas, como sua cunhada Asiye (Öykü Gürman), seus irmãos mais novos Fatih (Furkan Aksoy) e Murat (Cem Kenar), o Imã (sacerdote que dirige as preces na religião muçulmana) Osman (Sait Genay) decidem ajudá-la. Em contrapartida, Mustafa (Sinan Tuzcu,) irmão mais velho de Tahir, a sua mãe Saniye (Nurşim Demir) e a família Dağdeviren tratam de humilhar Nefes a ponto de se aliarem a Vedat, quando este se muda para a região do Mar Negro com o objetivo de recuperar sua esposa e seu filho.

Asiye, cunhada de Tahir também se une à causa de Nefes e se torna sua melhor amiga. (Foto: ATV).

Saniye, mãe de Tahir não aprova o seu filho se relacionar com Nefes e a insulta constantemente. (Foto: ATV).

Mustafa, irmão de Tahir a princípio também é contra a relação do irmão e Nefes e até chega a ajudar Vedat. (Foto: ATV).

Osman é um líder religioso que abriga Nefes em sua casa. (Foto: ATV).

Fatih, Murat e Nefes. (Foto: ATV).

Seguindo com os acontecimentos principais da temporada, Nefes, incentivada pela advogada Esma (Duygu Üstünbaş), denuncia Vedat por todos os maus tratos que sofreu, porém este consegue fazer com que a ex-esposa retire a queixa ao ameaçar tirar a vida das pessoas que a ajudaram. Com Vedat solto, a saída de Nefes é fugir do país e para isso conta mais uma vez com a ajuda de Tahir. Todavia, Nefes e seu filho acabam sendo capturados novamente por Vedat. Após descobrir o paradeiro de Nefes, Tahir enfrenta Vedat e consegue libertar Nefes.

Nefes é novamente capturada por Vedat. (Foto: ATV).

Esma é a advogada que luta pelo direito das mulheres e apoia a causa de Nefes. (Foto: ATV).

Com a ajuda de sua prima Eyşan (Gözde Kansu), a qual é condizente com todas as atrocidades cometidas pelo primo devido o mesmo ter assassinado seu próprio pai quando este tentou abusar dela, Vedat se instala em Trabzon e se alia a família Dağdeviren. Com a desculpa que Nefes é esquizofrênica, Vedat consegue aliados que o ajudam em seus planos para destruir a família Kaleli e recuperar sua esposa e filho. Nefes consegue todo o apoio da família Kaleli, com exceção de Saniye, a qual reprova a atitude do filho e diz que ele pagará por ter sequestrado uma mulher casada.

Eyşan é prima de Vedat e o ajuda em todos os seus planos. (Foto: ATV).

Saniye arrasta Nefes pelos cabelos. (Foto: ATV).

Nesse período, Nefes conhece Berrak (İlayda Çevik), uma moça que alega ser vítima de violência doméstica por parte de seu esposo, e então decide apoia-la. Todavia, Berrak não é casada, mas sim foi ameaçada por Vedat, o qual mantém em cárcere a mãe e a irmã da garota. A tarefa de Berrak é drogar Nefes para que ela tenha alucinações, e assim perder a guarda do filho após comprovarem que ela não está apta a cuidar da criança.

Berrak é ameaçada por Vedat e obrigada a prejudicar Nefes. (Foto: ATV).

Após muitas reviravoltas, Nefes e Tahir se casam a fim de garantir a guarda de Yiğit. No final da temporada Vedat volta a sequestrar Nefes e Yiğit e revela um grande segredo – a irmã de Berrak – Ceylan (Emine Türkyılmaz) -, na verdade é a filha que Nefes pensou ter nascido sem vida. A temporada encerra com Nefes sendo ameaçada por Vedat a jogar Tahir no mar.

Na cena Yiğit, Nefes e Ceylan. (Foto: ATV).

2ª TEMPORADA (22 – 53) – ADIÇÃO DE NOVOS PERSONAGENS E MUITAS REVELAÇÕES

A segunda temporada inicia com uma grande perda – a saída das roteiristas originais -, dessa forma o roteiro ficou a cargo do escritor Erkan Birgören, o qual também é responsável pela grande perda de qualidade observada a seguir. No embate entre Tahir e Vedat no mar, o último é gravemente ferido na cabeça e abandonado na água sem nenhum sinal de vida, porém mais tarde surge boiando e é encontrado por um casal que vive às margens do Mar Negro e, então, consegue se recuperar. (Um personagem imortal).

Vedat obriga Nefes a jogar Tahir no mar. (Foto: ATV).

A questão aqui é que os números de audiência continuavam altos e o vilão principal não podia desaparecer, sendo assim, Vedat continua na trama (mesmo sem fazer nenhum sentido). A prima de Vedat, após passar por uma crise de consciência, retira a própria vida. Mais um motivo para Vedat retornar com muita sede de vingança.

Eyşan se suicida no final da primeira temporada. (Foto: ATV).

Um novo personagem surge nessa temporada, o misterioso Fikret (Erdal Cindoruk), o qual ajuda Vedat em algumas situações. Para somar às inúmeras incoerências dessa e da próxima temporada, resulta que Ceylan (a irmã de Berrak) não é filha de Nefes. Tudo não passou de um plano de Vedat para que Tahir não o matasse, com a promessa de informar o paradeiro da criança e assim unir Nefes à sua filha que ela acreditava ter morrido no parto. Qual o destino de Ceylan, então? a criança, que tem problemas auditivos, é entregue para seu verdadeiro pai, um homem nunca antes visto pela mesma e tudo bem (!), a história segue.

Fikret, um homem misterioso que promete ajudar Vedat. (Foto: ATV).

Após o retorno triunfal do imortal Vedat, ele acaba retomando seu casamento com a enfermeira Nazar (Çağla Özavcı), filha de seu sócio e também inimigo da família Kaleli. O resultado desse casamento: Nazar, que a príncipio julgava Nefes e a insultava, se torna mais uma vítima das agressões de Vedat. Como se não bastasse, Mercan (Belfu Benian) – irmã de Nazar –, outra vítima das crueldades de Vedat, está impossibilitada de revelar quem é o verdadeiro cunhado. Mais tarde, Türkan (Nalan Kuruçim), mãe das garotas e esposa do sócio de Vedat, descobre tudo e passa a acreditar em Nefes.

Vedat e Nazar se casam às pressas. (Foto: ATV).

Vedat simula uma tentativa de suicídio para Mercan e culpa Tahir pelo ocorrido. (Foto: Reprodução/ATV).

Mercan fica paralisada por um bom tempo. (Foto: ATV).

Tahir e Nefes finalmente assumem seu amor e decidem se casar em uma grande festa. Nessa temporada Vedat ainda sequestra Asiye, esposa de Mustafa e cunhada de Tahir, que está grávida, e a aprisiona dentro de uma caixa de madeira, se convertendo em mais uma vítima do vilão.

Tahir e Nefes se beijam. (Foto: ATV).

O casamento religioso de Nefes e Tahir. (Foto: ATV).

Cena de “Sen Anlat Karadeniz”. (Foto: ATV).

Vedat sequestra Asiye. (Foto: ATV).

O resultado disso tudo: unir todas às mulheres da trama em um só propósito – destruir Vedat de uma vez por todas. A ideia, confesso, soou bem interessante, porém as mesmas acabaram na prisão por tentativa de assassinato, e Vedat (o verdadeiro assassino) continuou solto. Felizmente as girls passaram pouco tempo presas.

Cena de “Sen Anlat Karadeniz”. (Foto: ATV).

Big Little Lies versão turca -n (Foto: ATV).

Enquanto isso nos bastidores. (Foto: ATV).

Vedat é sequestrado. (Foto: ATV).

Asiye, Nefes, Mercan, Nazar e Berrak são presas por tentativa de assassinato. (Foto: ATV).

Dentro desse arco ainda foi explorado o nascimento de um negócio comandado pelas mulheres da história – Os pratos de Nefes -, o qual surgiu com a proposta de exalar o empoderamento feminino na trama, porém o mesmo logo foi esquecido. Uma pena.

“Os pratos de Nefes”, um negócio próprio aberto pelas personagens femininas. (Foto: ATV).

“Os pratos de Nefes” faça seu pedido. (Foto: ATV).

Lembram de Fikret? Então, resulta que o personagem misterioso agora é de grande relevância para a trama principal. Isso causa um certo incômodo, pois em nenhum momento da primeira temporada o mesmo é citado. Parece que o roteirista esqueceu de usar corretamente o foreshadowing (apresentação aos poucos de uma trama no roteiro), e toda a importância do personagem é jogada de uma vez no final da temporada.

Cena de “Sen Anlat Karadeniz”. (Foto: ATV).

Saniye também é vítima de Vedat. (Foto: ATV).

Mas qual a importância de Fikret? Bem, o mesmo revela um grande segredo que atormenta Saniye, o qual no passado o levou a tirar a vida dos pais de Tahir. Sim, também é revelado que Tahir não é filho legítimo de Saniye. Como se não bastasse essas coincidências, resulta que Fikret é o verdadeiro pai de Vedat e também foi o responsável por levar a família Kaleli a fazer negócios com o seu filho.

Tahir e o pequeno Yiğit. (Foto: ATV).

Após toda essa confusão, Fikret acaba tirando a vida de seu próprio filho, para evitar que ele continue a causar danos. Mesmo com toda com essa bagunça no roteiro, a trama ainda soa interessante e muito viciante, porém após a morte de Vedat os rumos mudam. Com a perda do grande vilão e a audiência ainda muito alta, o roteirista precisava manter a trama no ar e planejar um novo vilão para atormentar os protagonistas, sendo assim, enquanto isso, Vedat, mesmo morto, continua a causar estragos.

Fikret tira a vida de seu próprio filho. (Foto: ATV).

Nefes descobre está grávida de Tahir, porém, o último recebe um vídeo deixado por Vedat, no qual ele informa ter uma doença (a qual não citam o nome) que provavelmente foi passada para Nefes. Para completar, Nefes, por causa dessa doença, não pode engravidar, caso contrário ela e o bebê correm risco de vida. Embora o roteirista não tenha deixado claro que doença seria essa, pela descrição acredito ser AIDS. No entanto, mais uma vez era apenas uma mentira contada por Vedat e o casal pode respirar em paz –n.

Saniye finalmente aceita Nefes como sua nora e lhe pede desculpas. (Foto: ATV).

Tahir, Nefes e Yiğit. (Foto: ATV).

Nefes e Tahir se divertindo. (Foto: ATV).

Quando tudo parecia estar caminhando para o final surge o psicopata Genco (Ugur Çavusoglu), um empresário que agride a esposa, abusa da enteada e é um assassino declarado. O empresário lança a proposta de comprar todos os barcos das empresas navais da região, porém os Kaleli se negam a vender, dessa forma, abrindo um novo e desnecessário conflito. Esse arco marca o final da segunda temporada e início da terceira.

3ª TEMPORADA (54-64) – ESTICAMENTO TOUR E UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA

Apesar do esticamento desnecessário, a nova temporada trouxe à discussão que tanto se necessitava desde o início. Nefes ingressou em um programa de rádio e contou sua história, dessa forma, incentivando várias mulheres a denunciarem às agressões que sofriam. Um dos momentos mais emocionantes é quando Nefes, após terminar de contar sua história, começa a receber vários telefonemas de mulheres vítimas de violência, assédio, estupro, etc. Ainda são muitas mulheres silenciadas, e isso fica evidente aqui.

Cena de “Sen Anlat Karadeniz”. (Foto: ATV).

Ahmet Uğur Çavuşoğlu kimdir? Kısaca hayatı

Ugur Çavusoglu interpreta o mafioso Genco. (Foto: ATV).

Na terceira e última temporada novos personagens surgem, como a valente Hazan (Gülper Özdemir) que não concorda com o casamento da mãe e acredita que o padrasto é um homem mau. O padrasto resulta ser Genco. Também surge Ferhat (Ali Ersan Duru), sobrinho de Fikret, o qual retorna à Trabzon para se despedir do pai e acaba descobrindo que sua ex-noiva foi assassinada a mando de Genco.

Gülper Özdemir interpreta a professora Hazan na trama. (Foto: ATV).

Ali Ersan Duru interpreta o veterinário Ferhat. (Foto: ATV).

Beran Soysa interpreta Tarik, filho de Genco. (Foto: ATV).

Conforme os capítulos vão avançando a trama vai perdendo a força e os ganchos cada vez se tornam menos interessantes. O resultado disso: a audiência caiu pela metade. A solução foi encerrar a trama, que após um longo tempo no ar caminhava (enfim!) para uma resolução. O descaso dessa temporada é tanto que os protagonistas não tinham mais uma história forte e o único arco era cuidar da filha pequena recém-nascida.

Cena de “Sen Anlat Karadeniz”. (Foto: ATV).

O GRANDE FINAL

Nos últimos capítulos Mercan acaba se casando com Tarik (Beran Soysa), filho de Genco, uma peça tão ruim quanto o pai, porém o roteiro abre uma porta para que o personagem tenha uma redenção no final. Todavia, esse arco também é desperdiçado e Mercan acaba terminando como uma mulher fatal que aponta arma para o marido e cobra por sexo (que desserviço roteirista!).

Será que pagaram um mico? (Foto: Reprodução/ATV).

Enquanto isso, Genco é preso e condenado a 30 anos. Ferhat pede Hazan em casamento. Fikret vai embora para Istambul e descobre que seu amor do passado, a mãe de Vedat, está viva, e os dois iniciam uma vida juntos.

Genco é condenado a 30 anos de prisão. (Foto: ATV).

Ferhat pede Hazan em casamento. (Foto: ATV).

Nefes conclui seus estudos no ensino médio e consegue uma vaga na Universidade de Istambul para o curso de direito. Tahir, Nefes, Yiğit e a filha pequena do casal vão embora para Istambul para iniciarem uma nova jornada.

Nefes e Tahir felizes. (Foto: Reprodução/ATV).

Cena de “Sen Anlat Karadeniz”. (Foto: ATV).

A DIREÇÃO

Osman Sınav, que também assina a direção da novela (série turca), fez um excelente trabalho, porém acabou escorregando na continuidade das cenas. As sequências de ação são muito bem dirigidas e o diretor ainda presenteia ao público um jogo de câmeras eficiente. Para compor às cenas uma trilha sonora bem envolvente é adicionada.

Osman usou vários moviementos de câmera. (Foto: Reprodução/ATV).

A PRODUÇÃO

No contexto da produção, o drama também apresenta muita qualidade, como o uso de locações reais. A fotografia é densa e em alguns momentos sombria, visando externar o quão pesada é a história. O único problema é o uso de chroma key em algumas sequências no mar.

Cena de “Sen Anlat Karadeniz”. (Foto: Reprodução).

O ELENCO

Parte do elenco principal e o produtor Osman. (Foto: ATV).

Um verdadeiro luxo o elenco dessa novela (série turca). Pelo menos no núcleo principal ninguém ficou devendo. Porém, merecem destaque Ulaş Tuna Astepe como o louco Tahir, İrem Helvacıoğlu como a batalhadora Nefes, Mehmet Ali Nuroğlu como o psicopata Vedat, Öykü Gürman como a divertida Asiye, que além de atuar também interpretou algumas canções ao longo dos capítulos, e o talento infantil Demir Birinci como o pequeno e corajoso Yiğit.

Ulaş e İrem foram premiados por seus papéis na novela (série turca). (Foto: Reprodução).

Öykü Gürman brilhou como a divertida Asiye. (Foto: ATV).

O ator mirim Demir brilhou como o pequeno Yiğit. (Foto: ATV).

POR QUE SEN ANLAT KARADENIZ É TÃO IMPORTANTE?

É uma história ousada. Ao longo dos capítulos é apresentado para o público uma realidade que muitos ignoram. Uma triste realidade. Além de expor a problemática, a trama ainda levanta várias bandeiras sociais a favor do direito das mulheres e orienta, por meio da personagem Nefes, o que se deve fazer em meio a essas questões.

Cena de “Sen Anlat Karadeniz”. (Foto: ATV).

Outra questão levantada na trama é a sororidade. As personagens femininas se unem em prol de um objetivo comum e lutam juntas a favor disso. Um dos momentos mais emocionantes é quando as mulheres carregam um caixão com mais uma mulher vítima de feminicídio.

Sororidade. (Foto: ATV).

Mais uma vítima de feminicídio. (Foto: ATV).

Nefes contou sua história, mas muitas mulheres ainda não foram ouvidas, outras são julgadas e condenadas. Estamos aqui discutindo algo que infelizmente ainda precisa ser discutido. Não sei até quando, mas enquanto isso não chega ao fim, precisamos conscientizar, lutar, ouvir e denunciar.

O relacionamento de Nefes e Tahir é um dos plots mais bem desenvolvidos do roteiro. (Foto:ATV).

PALAVRA FINAL

Apesar de ser uma trama bastante extensa, Sen Anlat Karadeniz entra, sem dúvidas no rol de histórias vanguardistas. Nunca uma produção havia sido tão explícita ao tratar a temática da violência doméstica e tomar este problema como principal argumento do folhetim. Mesmo que ao longo da novela (série turca) a mudança de roteirista, saída de atores, tenha sido um problema, a história não perde totalmente seu brilho, e vale a pena ser conferida. Nefes, apesar de todo o sofrimento, conseguiu ser feliz e superou o medo, um exemplo para várias mulheres. Como a mesma disse “Uma voz que deu voz”.

Após muita luta Nefes conseguiu ser feliz. (Foto: Reprodução/ATV).

Confira o depoimento de Nefes na íntegra:

“Estou aqui por toda mulher que sofreu algum tipo de violência … porque eu sou uma dessas mulheres. Meu nome é ‘cervo de cabelos azuis’. Eu tinha apenas 16 anos quando fui vendida por meu pai a um homem muito mau. Fiquei trancada em uma casa por 8 anos. Sofri todos os tipos de violência por anos. Eu fui estrupada. Eu tive um filho por causa disso. Naquele inferno que eu estava vivendo … ele se tornou minha esperança. Meu filho … Nós dois precisávamos de amor. Meu filho e eu construímos um mundo juntos. Acreditávamos naquele mundo. E não deixamos ninguém entrar nesse mundo … Apesar de todos os tipos de violência, eu não me curvava a ele (ao agressor). Eu nunca perdi a esperança … por meu filho … por mim mesma … por 8 anos. Eu tentei fugir exatamente 22 vezes. Eles me pegaram todas as vezes. Eu estava trancada em um quarto. Sofri todos os tipos de tortura. Eu estava com fome. Eu era apenas uma menina. E eu também tive outro filho … o perdi. Mas nunca desisti da esperança de que isso me salvaria. Eu não fiquei calada. Eu não me curvei. Eu não desisti. Não quebrei a promessa que fiz ao meu filho. No final, nós conseguimos escapar desse inferno, mas meu passado me perseguia. Pensei que estava salva, mas desta vez sofri pelos comentários maldosos das pessoas. Fui culpada. Fui julgada. Me deixaram sozinha. E então, neste mundo que pensei está completamente sozinha … me dei conta que havia alguém do meu lado. Conheci um homem que não ficava em silêncio contra essa violência. Que sempre esteve ao meu lado. E cobriu minhas feridas. Mudou minhas recordações ruins e preencheu com boas. Com ele compartilhei meus sonhos e esperanças. Conseguimos entrar em um mundo que construímos. Agora graças a esse apoio … nós só temos felicidade em nossos sonhos. A verdadeira felicidade na vida real. Contei isso para acalentá-las … para ser uma esperança para todas vocês. Eu sou um cervo com cabelo azul. Vocês não precisam dar seus nomes. Vocês podem usar os nomes das flores que vocês gostam”.

OBS: A personagem é fictícia, mas o que ocorreu com Nefes é, infelizmente, a realidade de muitas mulheres ao redor do mundo.

Confira o trailer da novela (série turca) dublado em espanhol europeu:

 

NOTA FINAL: 8.7/10

Deixem recomendações nos comentários, até breve!

OUÇA O NOSSO PROGRAMA

Postagens Recentes