Tina Fey pede para que episódios de 30 Rock “Um Maluco na TV” sejam apagados

Vander Dias
Vander Dias
Tina Fey na série 30 Rock/ Foto: NBCUniversal

Em meio às ondas de protestos do movimento “Vidas Negras Importam”, Tina Fey, 50 anos, autora e atriz da série 30 Rock (Um Maluco na TV no Brasil) pediu para que a NBC, canal o qual exibiu a série nos Estados Unidos removesse quatro episódios da história onde foram praticados o uso do blackface, em definição em português, a prática de pessoas brancas se fantasiarem pintando o rosto de negro ao imitarem pessoas de pele negra.

Esse tipo de caracterização existe desde o período da colonização norte-americana e ficou fortemente vinculado às sátiras racistas que eram feitas para estereotipar as pessoas de origem afro.

30 Rock/ Reprodução: NBC/Universal

Em carta à revista Vulture, Fey agradeceu a NBC e os estúdios Universal por terem atendido ao seu pedido e comentou que a remoção destes episódios politicamente incorretos do catálogo são um grande passo para que a sociedade reconheça práticas racistas.

“Entendo agora que ‘intenção’ não é um passe livre para as pessoas brancas usarem essas imagens. Peço desculpas pela dor que elas causaram”, disse ela. “No futuro, nenhum garoto apaixonado por comédia precisará tropeçar nesses clichês e ser atingido por sua feiúra. Agradeço à NBCUniversal por atender a esse pedido”.

Diante da contestação do público que tem se mobilizado mais pela questão da desigualdade e da intolerância racial, outros programas da TV americana também se viram alvos da discussão por terem em algum momento reproduzido cenas racistas, casos de “It’s Always Sunny in Philadelphia”, “Workaholics”, “W / Bob and David”, “The Mighty Boosh”, “Little Britain”e “Gone with the Wind” que também removeram cenas e episódios já levados ao ar no passado.

30 Rock foi exibida entre 2006 e 2013 em sete temporadas, teve em seu elenco além da própria Fey, os atores Alec Baldwin, Jane Krakowski, Tracy Morgan, Jack Mcbrayer e Scot Adsit, o seriado chegou a ser exibido em nosso país pela Record TV.

Vander Dias

Vander Dias

Post Relacionados

Fique conectado!

Assine a nossa newsletter