Yargı, a nova atração turca que é um fenômeno no Brasil

Jonathas Lopes
Jonathas Lopes
Yargı, a novela turca que cativou os brasileiros. (Foto: Reprodução/Kanal D).

As novelas turcas se converteram em folhetins com muito sucesso de público no Brasil, capturando atenção de várias idades que acompanham toda semana o desenvolvimento dessas produções em simultâneo com a Turquia e movimentam as redes sociais.

O título da vez é o drama Yargı (Segredos de Família, título internacional), que mescla melodrama, mistério, romance e uma boa dose de reviravoltas para deixar o público cativo toda semana. A novela é exibida aos domingos na Turquia, a partir das 14h (horário de Brasília), e o público brasileiro compartilha as reações do episódio ao vivo em turco na internet.

Yargı Tüm Bölüm & Sezonları Full HD İzle | puhutv
Kaan Urgancıoğlu e Pınar Deniz, protagonistas de Yargı. (Foto: Divulgação).

A produção reúne um elenco já conhecido do público brasileiro através da série turca da Netflix Love 101. Os atores Kaan Urgancıoğlu e Pınar Deniz encabeçam o casal central do melodrama, assim como no seriado teen do streaming. E por falar em casal, o par tem sido um dos grandes atrativos da audiência devido a enorme química em cena.

Sucesso no Brasil e na Turquia

Porém não é só no Brasil que a trama está dando o que falar, pois na Turquia, o país de origem da produção, o melodrama tem se destacado nas noites de domingo e conseguido a primeira posição no ranking de audiências, chegando a atingir dois digitos no último domingo (14/11).

Imagem
Audiência de Yargı no último domingo (14/11). (Foto: Divulgação).

Aqui no Brasil as reações do público são registradas em suma parte no Twitter, rede na qual os usuários brasileiros conseguem posicionar a série semanalmente entre um dos assuntos mais comentados do país, superando até mesmo as produções nacionais.

Confira alguns comentários:

A direção da série está a cargo de Ali Bilgin (Cesur ve Güzel) e escrita por Sema Ergenekon (Kara Para Aşk). O primeiro episódio do drama foi ao ar no dia 19 de setembro de 2021 na Turquia.

QUAL A HISTÓRIA?

Enquanto ela ainda estava na faculdade de direito, o pai de Ceylin (Pınar Deniz) foi acusado de um crime que não cometeu. Existe a lei e existe a justiça, e desde que seu pai foi mandado para a prisão, Ceylin sabe de que lado ela está. Ceylin então torna-se advogada de defesa e é conhecida como uma defensora corajosa, dinâmica e imprudente, respeitada por seus colegas, mas constantemente em apuros com promotores e a polícia.

Haberler: Final sahnesiyle çok konuşulan Kanal D dizisi 'Yargı'nın ilk  bölümünde neler oldu? - Magazin Haberleri - Milliyet
Cena de Yargı. (Foto: Divulgação).

Ilgaz (Kaan Urgancıoğlu) é um promotor prático que faz tudo de acordo com as regras. Seu pai é o respeitado chefe de homicídios do Departamento de Polícia de Istambul, e é dele que Ilgaz obtém seu incorruptível senso de certo e errado. Para ele, lei e justiça são a mesma coisa.

Então, quando Ceylin vai até ele em busca de informações para ajudar a liberar um cliente, Ilgaz a expulsa de seu escritório. Mas depois que seu irmão é acusado de assassinato, é Ceylin a quem ele recorre para pedir ajuda.

VENDAS INTERNACIONAIS

A produção já está disponível no catálogo da Madd Entertainment com o título internacional de Family Secrets (Segredos de Família). A previsão é que a trama ultrapasse a marca de 75 episódios de 45 min, o que na versão turca equivale a uma temporada com cerca de 25 episódios de 2 horas. Esses números estão sujeitos à alteração de acordo com a audiência registrada nas próximas semanas.

NOVELAS TURCAS NA TV ABERTA BRASILEIRA

Assim como as novelas mexicanas, os folhetins provenientes do país otomano estão consolidando um público forte. Aqui no Brasil a emissora Bandeirantes chegou a exibir algumas produções da Turquia como Mil e uma noites (Binbir Gece), novela de 2006.

Atualmente nenhuma emissora brasileira teve interesse de retomar a exibição desses melodramas por aqui, porém streamings como a HBO Max e Globoplay tem identificado que podem extrair dessas produções um grande atrativo para o seu catálogo. O drama médico de origem turca, Um Milagre (Mucize Doktor), por exemplo, figura no top de produtos mais assistidos do streaming da WarnerMedia.

Em países como a Espanha, Chile e Argentina as ficções turcas tomaram conta da televisão aberta e são as protagonistas dos maiores números de audiências desses locais.

Jonathas Lopes

Jonathas Lopes

Amante de teledramaturgia e cinema. Crítico de televisão nas horas vagas, e apaixonado pelo universo Star Wars.

Post Relacionados

Fique conectado!

Assine a nossa newsletter