Yargı: a reviravolta que ninguém estava esperando aconteceu e mudou toda a trama

Jonathas Lopes
Jonathas Lopes
Trama de Yargı assume rumos inesperados. (Foto: Divulgação/Kanal D).

No ar todo domingo pelo Kanal D na Turquia a dizi (série/novela) Yargı (Segredos de Família) está deixando o público sem ar. Isto é, a trama assinada pela roteirista Sema Ergenekon é um quebra-cabeças que parece não ter início e nem final.

Afinal, no último domingo (12) foi exibido o episódio de número 13, o qual começou com uma interrogação e encerrou com outra maior ainda. Dessa forma, o público que acompanha incansavelmente as novidades da série nas redes sociais está em alvoroço pelos acontecimentos do capítulo seguinte.

Enquanto a trama segue se desenvolvendo a cada semana, os telespectadores são surpreendidos a cada nova surpresa do roteiro. Ademais, em meio a todos os conflitos da narrativa, há apenas uma certeza: ainda há muita sujeira debaixo do tapete.

A grande reviravolta de Yargı

Ao passo que Engin (Onur Durmaz) é enviado ao hospital após ser envenenado na prisão, os demais personagens, incluindo o pai dele, Yekta (Uğur Polat), agem com eficiência a fim de descobrir o grande mistério por trás da tentativa de assassinato do vilão. Contudo, as peças desse jogo não estão sendo organizadas naturalmente, pois Merdan (Cezmi Baskın) trabalha na surdina para interromper qualquer ameaça a sua família.

Nesse sentido, o alvo da vez é a advogada de Engin, sua tia Seda (Nergis Öztürk), quem acaba ao final do capítulo sendo a principal suspeita do envenenamento do sobrinho. Como as provas se direcionaram a ela?

De fato, o último episódio também trouxe cenas há muito esperadas pelo público, como o primeiro encontro entre os protagonistas da atração, Ilgaz (Kaan Urgancıoğlu) e Ceylin (Pınar Deniz). Todavia, o conto de fadas logo abriu espaço para um verdadeiro espetáculo de horror a partir de um ato impulsivo da protagonista.

Diante da fuga de Engin, outro plano arquitetado por Yekta, a advogada Ceylin toma a iniciativa de seguir o vilão, mesmo sem um plano a vista. Além disso, do outro lado, Ilgaz e Pars (Mehmet Yılmaz Ak) percebem o jogo de Engin e partem para o hospital com o objetivo de parar o antagonista. No entanto, Engin acaba fugindo antes, e com ele, Ceylin junto dentro do carro escondida.

Por fim, o episódio encerra totalmente no escuro, com Ceylin adormecida e ferida no meio de uma floresta. Ademais, completamente atormentada e com um corpo do lado. De quem é esse corpo? O que aconteceu?

Seja como for, o próximo capítulo da novela prepara grandes revelações para o público, pois segundo o trailer liberado, uma grande bomba para Ceylin está prestes a explodir.

O estilo de Sema Ergenekon

Especialista em thrilers policiais, Sema Ergenekon é uma roteirista de muito sucesso na Turquia. Dessa forma, a escritora acumula diversos prêmios por outras grandes produções assinadas por ela, tais como Karadayı e Kara Para Aşk (Amor de Contrabando).

Ademais em 2014, durante a produção de Kara Para Aşk, a mesma confessou que antes de escrever histórias desse gênero, mergulha em leituras de mistério, e delas vem toda a fonte de inspiração para seus roteiros.

Nesse sentido, uma das grandes características do texto da autora é o engajamento social, sobretudo em temas sobre empoderamento feminino e violência de gênero. Dessa forma, as protagonistas de Sema sempre são mulheres inteligentes e com muita atitude.

Uma vez que em Karadayı Sema precisou de um laboratório sobre o mundo do judiciário, o contrário foi observado em Yargı, dado o conhecimento que a roteirista acumulou ao longo dos anos escrevendo romances policiais. Por certo, ambas as tramas policiais com a assinatura da escritora partem do mesmo ponto: um assassinato que põe duas famílias em polos opostos.

O que esperar dos próximos episódios?

Ainda assim, pelo andar dos últimos acontecimentos, é possível que nos capítulos seguintes da série o público se depare com mais revelações, a começar pela professora e ex-juíza Şahver (Ayşenil Şamlıoğlu). Dado que a atriz foi incluída no elenco regular da série, pode-se esperar um arco inesperado para a personagem.

Contudo, a morte de Engin ainda é um mistério. De acordo com portais da Turquia o ator Onur Durmaz teria deixado o elenco da produção. No entanto, visto que o personagem é o vilão principal até o momento, seria uma saida prematura?

Por outro lado, o romance entre o promotor Ilgaz e a advogada Ceylin parece estar prestes a eclodir por completo. Como de costume, Sema gosta de aprofundar os personagens antes de uni-los em definitivo. De fato, ambos já estão cientes do que sentem, o próximo passo é abraçar esse sentimento.

Além disso, a morte de Zafer (Ali Seçkiner Alıcı) ainda é uma incógnita. Todavia, o ator continua sendo creditado na abertura da atração, o que significa que ainda veremos cenas inéditas desse personagem.

A trama de Yargı

Enquanto ela ainda estava na faculdade de direito, o pai de Ceylin foi acusado de um crime que não cometeu. Existe a lei e existe a justiça, e desde que seu pai foi mandado para a prisão, Ceylin sabe de que lado ela está. Ceylin então torna-se advogada de defesa e é conhecida como uma defensora corajosa, dinâmica e imprudente, respeitada por seus colegas, mas constantemente em apuros com promotores e a polícia.

Ilgaz é um promotor prático que faz tudo de acordo com as regras. Seu pai é o respeitado chefe de homicídios do Departamento de Polícia de Istambul, e é dele que Ilgaz obtém seu incorruptível senso de certo e errado. Para ele, lei e justiça são a mesma coisa.

Então, quando Ceylin vai até ele em busca de informações para ajudar a liberar um cliente, Ilgaz a expulsa de seu escritório. Todavia, mais tarde, com o irmão acusado de assassinato, Ceylin é a melhor opção para o promotor salvar sua família.

VENDAS INTERNACIONAIS

A produção já está disponível no catálogo da Madd Entertainment com o título internacional de Family Secrets (Segredos de Família). A previsão é que a trama ultrapasse a marca de 75 episódios de 45 min, o que na versão turca equivale a uma temporada com cerca de 25 episódios de 2 horas. Esses números estão sujeitos à alteração de acordo com a audiência registrada nas próximas semanas.

Jonathas Lopes

Jonathas Lopes

Amante de teledramaturgia e cinema. Crítico de televisão nas horas vagas, e apaixonado pelo universo Star Wars.

Post Relacionados

Fique conectado!

Assine a nossa newsletter