Whatsapp x

Fale com Agente :)

11983495309

Enviar
email x
[email protected]
Siga-nos

Publicados

em

O drama turco é uma produção de Ay Yapim. Essa novela (série turca) tem o roteiro assinado por Sema Ergenekon (Sila, prisioneira do amor) e Hilal Saral (Kara Sevda) no comando da direção. Estreou no dia 15 de janeiro de 2020 e chegou ao fim no dia 18 de março, totalizando 10 capítulos. A trama é protagonizada por Ayça Ayşin Turan e Alperen Duymaz, sendo antagonizada por Caner Cindoruk. 

Ayça e Alperen foram os protagonistas de Zemheri. (Foto: Reproduçaõ).

A HISTÓRIA

Firuze (Ayça Ayşin Turan) é uma jovem estudante de arquitetura que leva uma vida difícil, de um lado tem o apoio de seu pai nos estudos, em contrapartida sua mãe e seu irmão mais velho julgam desnecessário ter um diploma e cobram que a garota encontre um trabalho para ajudar nas despesas de casa.

Ayaz (Alperen Duymaz) é um jovem sonhador que vive com sua mãe e seus dois irmãos, eles vivem fugindo da presença de seu pai, o qual persegue a família com a intenção de machuca-los. Na universidade, Firuze e Ayaz se conhecem e logo se apaixonam, porém tudo muda quando o jovem salva a vida de Berrak (Hazal Filiz Küçükköse), uma garota mimada e caprichosa que acaba se apaixonando por ele. Após ser rejeitada, Berrak pede ao irmão – Ertan (Caner Cindoruk) – , que convença Ayaz a ficar com ela.

Ayaz e Firuze se apaixonaram a primeira vista. (Foto: Reprodução).

Após um tempo, o pai de Ayaz acaba encontrando sua família e na tentativa de machuca-los é assassinado pela mãe do garoto. Visando salvar sua família, Ayaz aceita a proposta de Ertan (se relacionar com a Berrak em troco de impedir que sua mãe vá para a prisão) e desaparece sem falar com Firuze. Anos se passam e o pai de Firuze trabalha para a empresa de Ertan. Em uma noite de trabalho o elevador acaba caindo e causa a morte de 13 pessoas.

O acidente no elevador leva a morte de 13 operários. (Foto: Reprodução/Show TV).

O pai de Firuze consegue sobreviver, porém é preso acusado de negligência, uma vez que Ertan compra o silêncio dos familiares das vítimas. Ciente da injustiça que foi cometida contra seu pai, Firuze se infiltra na empresa de Ertan a fim de encontrar provas que comprovem a inocência de seu pai, porém não contava em reencontrar Ayaz, seu ex-namorado, que agora é noivo de Berrak, a irmã de seu chefe.

O pai de Firuze é preso acusado como responsável pela morte dos operários. (Foto: Reprodução/Show TV).

 FOI UMA BOA NOVELA ?

Mesmo com uma premissa batida, Zemheri soube inovar ao mesclar uma trama clássica com discursos sociais tão presentes no dia-a-dia da população, como a desigualdade social e o empoderamento feminino. O folhetim segue a busca incansável de Firuze por justiça, após seu pai ser preso acusado de ser o responsável pela morte de 13 operários em um “acidente” no elevador. Em determinado momento da trama, chegou a se cogitar a possibilidade do “acidente” ter sido planejado por alguém, todavia com o andamento da história, essa possibilidade foi descartada pela roteirista (talvez se a novela tivesse ficado mais tempo no ar, esse arco poderia ter sido mais explorado).

Ertan e Ayaz foram rivais na novela. ((Foto: Reprodução).

Firuze e Ertan. (Foto: Reprodução/ Show TV).

Zemheri sofreu com a rejeição do público na TV, registrando baixos números, fato este que levou a seu pouco tempo no ar, uma vez que a produção possuía altos custos e os números não estavam tendo o resultado esperado. A parte disso, a roteirista Sema Ergenekon soube lidar bem com esses contratempos, pois conseguiu entregar um argumento coerente e amarrado, com pequenos deslizes (cabos soltos).

Berrak (esquerda) e Ertan (direita). (Foto: Reprodução).

Após Firuze ter se infiltrando na empresa de Ertan, ela precisou lidar com diversos problemas, e, acima de tudo ser forte e inteligente. Esse arco foi desenvolvido com excelência pela roteirista da trama, uma vez que apresentou uma mulher forte, que não baixava a cabeça, e presenteou vários momentos memoráveis, como quando Ertan descobre que Firuze é filha de Yaşar Pinar (Müfit Kayacan), o homem que ele mandou para a prisão. Na cena em questão, a heroína bate de frente com o vilão, em um dos melhores embates da trama.

Firuze discute com Ertan. (Foto: Reprodução/Show TV).

Alguns telespectadores chegaram a apontar a personalidade forte da protagonista como o principal motivo da rejeição da trama na Turquia. A roteirista Sema chegou a ironizar esses comentários em diálogos na novela, ao falar que a população não gostava de mulheres fortes. Se o motivo da baixa audiência foi esse, é algo que não saberemos, porém, de qualquer forma, Sema deixou claro que não mudaria a personalidade da personagem, pelo contrário, ela aproveitou para alfinetar por meio de diálogos na trama.

Firuze continuou empoderada. (Foto: Reprodução/Show TV).

O EMBATE ENTRE CLASSES SOCIAIS ESTEVE PRESENTE DESDE O INÍCIO DO FOLHETIM

Outra problemática levantada na história foi a desigualdade social. A disputa entre classes esteve bem frequente durante todo o folhetim, uma vez que a família de Firuze procurava por justiça contra uma família rica e poderosa. Tanto Firuze quando Ayaz foram prejudicados por não terem um alto poder aquisitivo e isso os levou a perder o direito de tomar suas próprias decisões.

Ertan e Ayaz brigam. (Foto: Reprodução/Show TV).

A NOVELA FOI MARCADA POR UMA INCRÍVEL AGILIDADE E GRANDES REVIRAVOLTAS

Voltando aos acontecimentos do roteiro, após Ertan descobrir a verdade sobre Firuze, ele tenta prejudica-la, porém acaba se apaixonando por ela. Ayaz, em contrapartida, consegue as provas para colocar Ertan na cadeia e provar a inocência do pai de Firuze. A grande reviravolta ocorre quando Ertan volta a ameaçar Ayaz em colocar a mãe do rapaz na prisão, acusando-a de ter assassinado o esposo, fato este que leva Ayaz a voltar atrás e não apresentar as provas que levariam Ertan à prisão.

Ertan empurra Firuze de um penhasco. (Foto: Reprodução/Show TV).

(Foto: Reprodução/Show TV).

Firuze se infiltra na empresa de Ertan. (Foto: Reprodução/Show TV).

Com a descoberta do sacrifício do filho, Safiye – Nihal Koldaş– (com a saúde muito debilitada), decide parar com o seu tratamento no hospital e acaba falecendo. Após a morte de sua mãe, Ayaz toma a decisão de colocar Ertan atrás das grades de uma vez por todas, e, desta vez, conta com a ajuda da irmã do cunhado, Mehveş (Şebnem Dönmez), a qual lhe entrega a carta original que consta a declaração que o pai de Firuze fez à empresa, alegando sobre os problemas no elevador e solicitando conserto imediato.

Safiye desiste de seu tratamento e acaba falecendo. (Foto: Reprodução/Show TV).

(Foto: Reprodução/Show TV).

Quando tudo parecia se encaminhar para uma resolução definitiva, surge uma nova reviravolta – a irmã de Firuze, Elvan (Aleyna Özgeçen), numa tentativa de abuso por parte de um vizinho, acaba apunhalando o mesmo e foge. Desesperada, Elvan pede ajuda a Firuze, que no momento se encontra com Ertan, o qual toma as rédeas da situação, porém em troca exige que Firuze se case com ele.

Elvan sofre tentativa de estupro. (Foto: Reprodução/Show TV).

(Foto: Reprodução/Show TV).

Elvan apunhala seu vizinho após ele tentar abusar dela. (Foto: Reprodução/Show TV).

O CASAMENTO DE ERTAN E FIRUZE FOI A MELHOR REVIRAVOLTA DA NOVELA

(Foto: Reprodução/Show TV).

Sem saída, Firuze cede à chantagem de Ertan e os dois acabam se casando, porém no capítulo em que ocorre a cerimônia de casamento, é revelado ao público que tudo não passava de uma armação entre Ayaz e Firuze para conseguirem novas evidências que levassem Ertan à prisão.

Firuze e Ertan se casam. (Foto: Reprodução/Show TV).

Firuze e Ayaz enganam Ertam. (Foto: Reprodução/Show TV).

Nesse meio tempo, Firuze descobre que o homem que tentou abusar de Elvan, não morreu por causa da apunhalada, mas sim sufocado por Ertan minutos depois que ela e a irmã deixaram o local. O plano de Firuze e Ayaz enfim funciona e Ertan é preso.

Ertan finalmente é julgado. (Foto: Reprodução/Show TV).

A prisão de Ertan. (Foto: Reprodução/Star TV).

(Foto: Reprodução/Show TV).

O FINAL DA TRAMA FOI RECHEADO DE EMOÇÕES

(Foto: Reprodução/Show TV).

No último capítulo da trama, Ertan acusa Elvan de ter assassinado um homem e a garota é presa. Entretanto, Firuze consegue uma testemunha que gravou o momento em que Ertan sufoca o homem com um travesseiro, dessa forma, conseguindo a liberdade da irmã. No final ainda fomos apresentados a descoberta da gravidez de Berrak, a qual acaba tendo um aborto espontâneo e perde a criança.

Berrak perde o bebê que esperava de Ayaz. (Foto: Reprodução/Show TV).

Aliye (Zerrin Tekindor) finalmente aceita a relação de seu filho com Sevda (Sahra Şaş). Ayaz revela à seus irmãos todas as desgraças que Ertan causou à sua família.

Aliye aceita a relação de seu filho e Sevda. (Foto: Reprodução/Star TV).

Ayaz revela a verdade à seus irmãos. (Foto: Reprodução/Show TV).

Fazendo jus ao final clássico, ainda tivemos o casamento de Ayaz e Firuze, o qual ocorre três meses depois da prisão de Ertan. O casal conseguiu superar todas as dificuldades e, juntos, lutaram por sua felicidade.

Firuze e Ayaz se casam no final da novela. (Foto: Reprodução/Show TV).

E O ELENCO ?

Elenco principal de Zemheri. (Foto: Reprodução).

O folhetim reuniu grandes atuações, todos os atores estiveram espetaculares, porém o grande destaque foi Ayça Ayşin Turan. A atriz de 27 anos entregou uma performance incrível, externando com maestria todos os sentimentos que inundaram com força sua personagem. Além de Ayça, também merecem destaque Alperen Duymaz como Ayaz e Caner Cindoruk como o vilão Ertan.

Ayça foi o grande destaque da trama. (Foto: Reprodução/Show TV).

Alperen defendeu bem seu protagonista. (Foto: Reprodução/Show TV).

Caner entregou um vilão frio e calculista. (Foto: Reprodução/Show TV).

O MELHOR DE “ZEMHERI”

UMA PROTAGONISTA FORTE

(Foto: Reprodução/Show TV).

Vale a pena destacar que Firuze não é uma mocinha chorona e submissa, muito pelo contrário, a personagem bate na contramão da protagonista folhetinesca e apresenta uma personalidade forte, se consolidando como um exemplo à várias mulheres que se sentem frágeis e inseguras.

UMA DIREÇÃO COMPETENTE

Hilal apostou em planos abertos. (Foto: Reprodução/Show TV).

A diretora Hiral Saral acumula em seu currículo grandes trabalhos, como Fatmagül’ün Suçu Ne? e Aşk-ı Memnu, tramas bem revolucionárias. A crítica social é uma característica bem presente nas novelas dirigidas por Hilal. A famosa diretora aposta em enquadramentos abertos e toques de sutileza que conversam com o roteiro. No capítulo final, por exemplo, foi exibida uma sequência de cenas externando a situação da população de classe baixa no país.

A diretora também apostou em sequências sutis que exalavam a natureza. (Foto: Reprodução/Show TV).

UM CASAL COM MUITA QUÍMICA

Ayça e Alperen tiverem uma excelente química em cena. (Foto: Reprodução/Show TV).

Apesar de Ayaz e Firuze terem passado grande parte da trama separados, a química entre os dois era inegável. O casal protagonizou sequências bem emocionantes, como a dança na chuva, por exemplo.

Ayaz e Firuze dançam na chuva. (Foto: Reprodução/Show TV).

Firuze e Ayaz se beijam. (Foto: Reprodução/Show TV).

 O PIOR DE “ZEMHERI”

OS CABOS SOLTOS NO ROTEIRO

Şebnem Dönmez interpretou Mehveş, irmã de Ertan e Berrak. (Foto: Reprodução/Show TV).

Apesar de Sema ter conseguido lidar com o roteiro em meio à decisão de antecipar o final da novela, a mesma não teve a oportunidade de desenvolver todos os arcos do folhetim, como, por exemplo, o grande mistério em torno da morte do pai de Ertan, ou o segredo da mãe dele, a qual, inclusive, sumiu no último capítulo em momentos que eram cruciais a presença dela, como a prisão de Ertan ou a internação de Berrak após o aborto espontâneo.

 A FOTOGRAFIA

Zemheri teve uma produção caprichada, no entanto, tropeçou ao apostar em um filtro amarelado. Como a trama era urbana, talvez uma saturação em tons de azul teria sido o mais adequado.

(Foto: Reprodução/Show TV).

ZEMHERI FOI UMA TEMPESTADE DE EMOÇÕES!

Pôster promocional de Zemheri. (Foto: Reprodução).

A novela (série turca) durante seus 10 capítulos exibidos, apresentou diversas reviravoltas, as quais juntas com uma excelente agilidade de acontecimentos e uma direção competente contribuíram para dar à trama um patamar de excelência na lista de grandes histórias.

(Foto: Reprodução/Show TV).

O casamento fracassado de Ertan e Firuze. (Foto: Reprodução/Show TV).

(Foto: Reprodução/Show TV).

(Foto: Reprodução/Show TV).

(Foto: Reprodução/Show TV).

Firuze e Ayaz. (Foto: Reprodução: Show TV).

Ayaz e Berrak. (Foto: Reprodução/Show TV).

(Foto: Reprodução/Show TV).

Fim. (Foto: Reprodução/Show TV).

Confira o trailer da novela:

Deixem recomendações nos comentários, até breve!

 

 

 

 

 

Comentários

OUÇA O NOSSO PROGRAMA

Postagens Recentes