O que é mais resistente: argamassa ou concreto? Saiba quais as características destes materiais para definir qual é a melhor opção para ser usada em sua construção entre argamassa ou concreto.
Ao realizar uma construção, conhecer as propriedades, composição, usos e benefícios dos materiais, é um fator muito importante, pois não é apenas o preço que deve ser levado em consideração na hora da decisão de compra. Uma vez que, conhecer os materiais o ajudará a comprar o material adequado de acordo com a finalidade desejada.
O que é mais resistente: argamassa ou concreto?
O concreto, por sua composição, é mais resistente e durável que a argamassa, não é a toa que é utilizado na fabricação de muitos materiais, assim como acontece com a produção de artefatos de concreto. No entanto, a eficiência de cada um deles depende do uso e dos tipos de obras que são realizadas.
Cimento, argamassa ou concreto são usados em alvenaria como material de ligação ou construção, mas embora esses materiais estejam intimamente relacionados, sua finalidade pode ser muito diferente. Por isso, é preciso saber qual é a melhor opção de acordo com o seu tipo de projeto.
1. Composição
Tanto o argamassa ou concreto são feitos de uma mistura de água, cimento e areia, mas o concreto apresenta um ingrediente adicional, agregados como cascalho, pedras, e outros.
Estes são usados para fortalecer a mistura de concreto, tornando-o mais adequado para aplicações estruturais, enquanto a argamassa é mais útil para a colocação e colagem de blocos ou tijolos.
2. Força
Como o concreto é composto de elementos, como brita, que reforçam a mistura, ele é muito mais forte que a argamassa.
3. Aplicação
Dadas as diferentes classificações de resistência e durabilidade que existem entre argamassa ou concreto, um ou outro é mais adequado para diferentes tipos de aplicações.
Por exemplo, graças à sua resistência, o concreto é particularmente bom para aplicações estruturais como fundações. Por outro lado, a argamassa tem uma constituição espessa e pegajosa, o que a torna perfeita para ser utilizada como agente de colagem.
O principal atributo da argamassa estrutural é a sua grande aderência e trabalhabilidade, tornando-a ideal para colar pedra a uma parede ou para empilhar e unir blocos. A maioria das paredes de alvenaria são construídas com argamassa.
Em contraste, a argamassa não pode ser usada para construir muros altos sem reforço, pois não suporta muito peso. Além disso, não é recomendado para a construção de pátios e calçadas, pois racha muito mais facilmente do que o concreto.
Quais são as vantagens de usar argamassa de cimento?
Assim, a Argamassa é essencialmente composta por areia e cimento. Quando a água é adicionada a esta mistura de areia-cimento, o cimento é ativado para que cure ou endureça.
Tanto quanto argamassa ou concreto não é um material de construção muito forte que pode ser usado como único material de construção. Em vez disso, ele age como “Cola” que mantém tijolos, blocos de concreto, pedra e outros materiais de alvenaria juntos em uma forte ligação.
Além disso, o material ligante desempenha um papel fundamental em uma argamassa, basicamente a resistência, qualidade e durabilidade da argamassa dependem da qualidade e quantidade do material ligante utilizado.
A argamassa é geralmente vendida em sacos, na forma de pré-mistura seca que pode ser posteriormente combinada com água. A mistura de argamassa pode ser misturada no local, com pá ou enxada, ou com cuba de mistura ou com betoneira. Simplificando, a argamassa é normalmente fornecida em duas formas diferentes:
- Argamassa úmida pronta para uso – que não exige mais mistura.
- Argamassa seca pronta para uso – o que exige adição de água.
Em termos de resistência à tração, a argamassa é mais forte que o concreto, pois mesmo uma camada fina pode unir pedra ou tijolo quando empilhada ou fixada em uma parede. Suas vantagens incluem:
- Seca em menos tempo que o concreto
- Alto nível de aderência
- Mais fácil de manusear em comparação com o concreto
Quais são as vantagens do concreto?
O concreto é um dos materiais de construção mais fortes, duráveis e resistentes às intempéries.
Portanto, o concreto é muito mais resistente em termos de resistência à compressão, por isso é usado quando muito peso tem que ser suportado, como é o caso de fundações que suportam estruturas como prédios ou casas, também é usado para construção de grandes estruturas como barragens, que são construídas com concreto armado extremamente espesso.
O concreto na construção é ideal para os seguintes tipos de aplicações:
- Edifícios, casas e estruturas: Sapatas, fundações, pisos e telhados. As paredes são construídas de blocos de concreto ou concreto moldado e derramado.
- Calçadas e pavimentos: Devido à sua resistência, é resistente ao peso dos veículos, tornando-se um material ideal para trabalhos planos e para construção de estradas com alta durabilidade.
O que dá mais resistência ao concreto?
É comum que as misturas de concreto incluam aditivos que a tornem ainda mais forte e ajudem a acelerar os tempos de cura.
A cura é o processo em que o concreto continua a endurecer ao longo do tempo, levando em média cerca de 28 dias para ser concluído. À medida que o concreto cura, sua resistência e durabilidade aumentam.
O concreto pode ser reforçado para aumentar sua resistência, durabilidade e resistência a rachaduras com itens como barras de aço de reforço.
Qual material escolher para sua construção argamassa ou concreto?
Como você deve ter notado, ao comparar a eficiência da argamassa ou concreto, há vantagens em utilizar ambos, dependendo do tipo de projeto que está sendo feito e do seu caso de uso, ou seja, o concreto é ideal para fazer fundações, lajes, vigas e pilares, pois se argamassa, eles achariam muito facilmente sob cargas pesadas. Mas, se você estiver construindo uma parede de blocos ou tijolos, a argamassa é a melhor opção, pois o concreto é muito rígido e as juntas serão muito grossas.
No mercado há diferentes tipos de materiais de construção pré-fabricados, incluindo argamassa, gesso, artefatos de concretos, blocos de concreto multiperfurados, entre outros, que podem ajudá-lo não apenas a construir paredes de alvenaria confinadas, mas todos os tipos de sistemas de alvenaria.