Qual é o significado do nome Conceicao

by siteestrelalatina

O nome Conceição é de origem portuguesa e tem uma forte conotação religiosa, uma vez que é uma referência à concepção virginal de Maria, mãe de Jesus, no catolicismo. O nome pode ter sido dado em homenagem à festividade da Imaculada Conceição, que é celebrada em várias partes do mundo. Além disso, Conceição também pode estar relacionado ao significado de pureza e inocência, características associadas à figura de Nossa Senhora da Conceição.

Conceição é um nome feminino ou masculino?

O nome Conceição é tipicamente feminino. Embora possa ser utilizado como sobrenome para homens, como é comum em alguns países de origem latina, é mais comum encontrá-lo como nome próprio de mulheres.

Qual o significado do nome Conceição?

O nome Conceição tem origem religiosa e remete à Virgem Maria, que é conhecida sob o título de Nossa Senhora da Conceição. O termo “conceição” deriva do latim “conceptio”, que significa “concepção”. Assim, esse título atribuído a Maria está relacionado à sua concepção imaculada, livre do pecado original.

Significado do nome Conceição na numerologia

Na numerologia, o nome Conceição possui o número 9 como vibratório. As pessoas com essa vibração são geralmente altruístas, generosas e possuem uma forte compreensão e empatia pelos outros. São idealistas e buscam fazer do mundo um lugar melhor.

Significado do nome Conceição na astrologia

Na astrologia, não há um significado específico para o nome Conceição. No entanto, cada pessoa que possui esse nome terá o seu próprio mapa astral, que mostra as influências dos astros em sua vida.

Nomes compostos usados com Conceição

Alguns nomes compostos com Conceição mais comuns são: Maria da Conceição, Ana Conceição, Joana Conceição, entre outros. Esses nomes compostos podem ser uma forma de homenagear a Virgem Maria e também trazer maior distinção ou individualidade ao nome.

Qual a origem do nome Conceição?

O nome Conceição tem origem na religião cristã e está diretamente ligado ao título de Nossa Senhora da Conceição. A devoção a Maria sob esse título é muito antiga e possuiu grande influência na cultura e tradições dos países de língua portuguesa.

Variações e apelidos do nome Conceição

Algumas variações do nome Conceição incluem Conchita, Concha, Concessa e Concepció. Quanto aos apelidos, podem ser utilizados apelidos carinhosos como Ceiça, Conça, entre outros.

Qual a popularidade?

Atualmente, o nome Conceição não é tão popular como já foi anteriormente. No entanto, é um nome tradicionalmente presente em algumas famílias portuguesas e brasileiras. Sua popularidade pode variar dependendo da região e do contexto cultural.

Existem famosos com esse nome?

Não é comum encontrar famosos com o nome Conceição. No entanto, é possível que existam algumas personalidades conhecidas com esse nome, principalmente nas áreas de arte, cultura e religião.

Curiosidades sobre o nome Conceição

– O nome Conceição é frequentemente utilizado em países de língua portuguesa como Portugal, Brasil e outros países africanos lusófonos.
– O título de Nossa Senhora da Conceição é um dos principais títulos marianos venerados no catolicismo.
– A comemoração do Dia da Conceição é realizada em 8 de dezembro, em memória da concepção imaculada de Maria.

Artigos relacionados

Todos os direitos reservados – Estrela Latina